TRANSFIGURAÇÃO DA PRÁXIS DOCENTE

O papel das tecnologias digitais à luz do Paradigma da Educação OnLIFE

Autores

Palavras-chave:

Formação Continuada do Professor, Tecnologia e Educação, Paradigmas de Educação

Resumo

Este estudo pretende discutir a formação docente à luz do Paradigma da Educação OnLIFE, fundamentada numa perspectiva reticular e conectiva, que reconhece as tecnologias digitais não apenas como ferramentas, mas como componentes essenciais da vida e da educação. A pesquisa, portanto, busca compreender como as concepções educacionais estão alinhadas com as demandas da formação docente dentro do cenário digital, em que competências e habilidades precisam ser (re)pensadas. O estudo se articula em torno dos projetos Educar e LED, desenvolvido no contexto da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) e financiado pela FAPEMIG. A metodologia adota uma abordagem qualitativa e exploratória, inspirada na epistemologia rizomática de Deleuze e Guattari (2011) e no método cartográfico de Passos, Kastrup e Escóssia (2020), que se pauta pelo mapeamento de processos em constante transformação. Com uma pesquisa bibliográfica, analisou-se obras de referência para traçar as principais linhas de força que conectam educação e tecnologia. Os resultados indicam que, apesar dos avanços nas competências digitais dos docentes, ainda há lacunas significativas e uma necessidade de políticas educacionais que promovam o desenvolvimento profissional contínuo, essenciais para formar os professores para enfrentar as demandas de um ambiente educacional cada vez mais digitalizado e em constante transformação.

Downloads

Biografia do Autor

Aline Patrícia Sobral dos Santos, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Graduada em Filosofia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista em Docência do Ensino Superior (Unicesumar) e em Gestão e Docência para Educação 4.0 (Unopar). Foi professora contratada de Filosofia na Escola Estadual Alfredo Sá (Teófilo OtoniMG). Foi professora-monitora de Filosofia do Estado de Alagoas (Ano base: 2013). Foi bolsista do Programa de Ações Interdisciplinares da UFAL (PAINTER), incluída no projeto de pesquisa: Possibilidades e Desafios para o Ensino de Filosofia no Ensino Médio na Rede Pública de Alagoas: Mapeamento sobre a Formação e Atuação dos Professores, Conteúdos Ministrados, Metodologias e Recursos Didáticos Utilizados. Participa dos Grupos de Pesquisa Educar: Laboratório Multiusuário de Tecnologias Digitais da Unimontes e Laboratório de Educação Digital (LED). Interesses na área da Educação, Letramento Digital, Educação OnLife, Tecnologias Vestíveis na Educação, Metodologias Ativas e Inventivas, Formação Docente e de Estudos sobre o Ensino de Filosofia. 

Danilo Pereira da Silva, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes (2024); Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG (2023); Especialista em Linguagens, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2022) e Especialista em Gestão Pública pelo IFNMG (2020). Graduado em Administração pela Unimontes (2017). Possui experiência como professor da Educação Profissional - Curso Técnico em Administração - na Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais. Atuou como Professor Bolsista no Cursos de Formação Continuada em Assistente Administrativo e Promotor de Vendas da Unimontes. Leciona e já lecionou as seguintes disciplinas: Gestão Empresarial, Gestão Ambiental, Empreendedorismo, Sistemas Econômicos, Gestão de Marketing, Aplicativos Informatizados da Administração, Administração da Produção, Gestão de Pessoas, Gestão na Empresa Pública, Gestão de Materiais, Ética Profissional, Gestão Logística, Fundamentos da Administração, Fundamentos da Promoção de Vendas e Estratégias de Negociação e Vendas. Tem interesse pelas áreas de Políticas Públicas, Educação Profissional, Tecnologias na Educação, Teorias Organizacionais, Recursos Humanos, Mídias Digitais e Planejamento Estratégico. 

Fabia Magali Santos Vieira, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora em Educação - Linha de Pesquisa: EDUCAÇÃO, MÍDIAS E MEDIAÇÕES CULTURAIS- FE/UnB (2009). Mestre em Ciência da Educação pelo Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona- La Habana/Cuba (2000), título revalidado pela FE/UNB. Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (2003). Atuou como professora de Tecnologias Educacionais no Mestrado Profissional em Letras PROFLETRAS/Unimontes, (2013-2019) e no Mestrado Profissional em Filosofia - PROF-FILO/Unimontes, (2017-2023). Atuou como coordenadora nos projetos: Universidade Aberta do Brasil/Unimontes - Coordenadora Geral, financiado pela CAPES (2006-2010); Projeto de Pesquisa A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA PELO SISTEMA UAB: SABERES E FAZERES, aprovado na CHAMADA MCTI /CNPq /MEC/CAPES N 18/2012. Atuou como BOLSISTA DE INCENTIVO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO, DESTINADA A SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL, Fapemig, EDITAL: 06/2012 (2012-2013). Atuou como Comissão Técnica do processo de avaliação pedagógica do PNLD 2023 Ensino Fundamental Anos Iniciais (Objeto 4) COGEAM/SEB/MEC. Atualmente professora de Tecnologias Educacionais nos cursos de graduação e pós-graduação Stricto Sensu do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros Unimontes. Bolsista do Programa Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES. Coordenadora do projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão : Educar- Laboratório Multiusuário de Tecnologias Digitais na Educação financiado pela Fapemig, Edital N 004/2023 - CENTROS DE TECNOLOGIA E INFRAESTRUTURA PARA PESQUISA NA UEMG E UNIMONTES; Coordenadora do Laboratório de Educação Digital (LED) financiado pelo Fapemig, Edital N 012/2023 - REDES ESTRUTURANTES, DE PESQUISA CIENTÍFICA OU DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO. Coordenadora do projeto de pesquisa OBSERVATÓRIO TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO, financiado pela Fapemig, Edital N 001/2021 - DEMANDA UNIVERSAL. Membro do Projeto de Pesquisa em rede internacional Desenvolvimento de Competências Digitais em Educação, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq ) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Membro da Rede Internacional de Educação OnLIFE* RIEOnLIFE . Temas de interesse: Tecnologias Educacionais, Educação a Distância, Redes Colaborativas de Aprendizagem e Formação de Professores.

Referências

AMARAL, Mirian Maia do. A ciberpesquisa em educação: autorias e inspirações teórico-metodológicas do GPDOC – Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. São Carlos: Pedro & João Editores, 2024.

ARENDT, Hannah. The crisis in Education. In: ARENDT, Hannah. Between Past and Future: Six Exercises in Political Thought. New York: Viking Press, 1968. pp. 173-196.

ARENDT, Hannah. A crise na educação. Entre o passado e o futuro, v. 5, p. 221-247, 2000.

AURELIANO, Francisca Edilma Braga Soares; QUEIROZ, Damiana Eulinia de. As tecnologias digitais como recursos pedagógicos no ensino remoto: Implicações na formação continuada e nas práticas docentes. Educação em Revista, v. 39, e39080, 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.

CARBONELL, Jaume. Pedagogias do século XXI: bases para a inovação educativa. Porto Alegre: Penso, 2016.

CARMO, Walkiria Batista. Competências Socioemocionais na Escola: Incertezas e Desafios. Altus Ciência, v. 17, n. 17, p. 36-48, 2023.

CASTELLS, Manuel. Sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CORREIA, Ana Paula Sousa; DIAS, Paulo. A evolução dos paradigmas educacionais à luz das teorias curriculares. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 11, n. 1, p.113-122, 1998.

COSTA JÚNIOR, João Fernando et al. Os novos papéis do professor na educação contemporânea. Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 6, p. 124-149, 2023.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 2011.

DI FELICE, Massimo. Paisagens pós-urbanas: o fim da experiência urbana e as formas comunicativas do habitar. São Paulo: Annablume, 2009.

DI FELICE, Massimo. A cidadania digital: a crise da ideia ocidental de democracia e a participação nas redes digitais. São Paulo: Paulus Editora, 2020.

FAVA, Rui. Trabalho, educação e inteligência artificial: a era do indivíduo versátil. Porto Alegre: Penso Editora, 2018.

FERREIRA, Liliana Soares. Educação, paradigmas e tendências: por uma prática educativa alicerçada na reflexão. Revista Iberoamericana de Educación, v. 33, n. 3, p. 1-9, 2003.

FLORIDI, Luciano. The OnLIFE manifesto: being human in a hyperconnected era. London: Springer; Rio de Janeiro: Editora 34, 2014.

FÜHR, Regina Candida. Educação 4.0 e seus impactos no século XXI. Educação no Século XXI, v. 36, p. 61, 2018.

GADOTTI, Moacir. A história das ideias pedagógicas. 8. ed. São Paulo: Ática, 2014.

GÓMEZ, Ángel I. Pérez. Educação na era digital: a escola educativa. Porto Alegre: Penso, 2015.

GUIMARAES, Carlos Antônio Fragoso. Paulo Freire e Edgar Morin sobre saberes, paradigmas e educaçao: um diálogo epistemológico. Curitiba: Editora Appris, 2020.

KUHN, Thomas Samuel. A estrutura das revoluções científicas-Perspectiva. 12. ed. São Paulo: Perspectiva, 2018.

LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à teoria do ator-rede. Salvador: Edufba, 2012.

LEMOS, André. Dataficação da vida. Civitas - Revista de Ciências Sociais, v. 21, p. 193-202, 2021.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informatica. 2. ed. São Paulo: 34, 2010.

MELLO, Cleyton de Moraes; ALMEIDA NETO, José Rogério Moura de; PETRILLO, Regina Pentagna. Educação 5.0: educação para o futuro. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2021.

MOREIRA, José António; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v. 20, 2020.

MORIN, Edgar. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Porto Alegre: Sulina, 2015.

NAKAMOTO, Paula Teixeira; CARVALHO, Ana Amélia. As tecnologias digitais na formação inicial docente: um estudo nos mestrados em ensino da Universidade de Coimbra, Portugal. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, e711974587-e711974587, 2020.

PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da. Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2020.

SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na cibercultura. Santo Tirso: Whitebooks, 2019.

SCHLEMMER, Eliane. Da linguagem logo aos espaços de convivência híbridos e multimodais: percursos da formação docente em tempos de humanidades digitais. In: DIAS-TRINDADE, Sara; MILL, Daniel (Orgs.). Educação e humanidades digitais: aprendizagens, tecnologias e cibercultura. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019. pp. 125-158.

SCHLEMMER, Eliane. O protagonismo ecológico-conectivo e a emergência das hiperinteligências no Paradigma da Educação OnLIFE. Cadernos IHU Idéias, v. 21, n. 348, p. 53-83, 2023.

SCHLEMMER, Eliane; BACKES, Luciana; PALAGI, Ana Maria Marques. O habitar do ensinar e do aprender onlife: vivências na educação contemporânea. São Leopoldo: Casa Leiria, 2021.

SCHLEMMER, Eliane; DI FELICE, Massimo; SERRA, Ilka Márcia Ribeiro de Souza. Educação OnLIFE: a dimensão ecológica das arquiteturas digitais de aprendizagem. Educar em Revista, v. 36, e76120, 2020.

SCHLEMMER, Eliane; KERSCH, Dorotea Frank. Inventividade e inovação curricular e metodológica na formação de professores do ensino superior para a docência. Cadernos de Pesquisa Pensamento Educacional, v. 18, n. 48, p. 10-35, 2023. DOI: https://doi.org/10.35168/2175-2613.UTP.pens_ed.2023.Vol18.N48.pp10-35

SCHLEMMER, Eliane; KERSCH, Dorotea Frank; OLIVEIRA, Lisiane Cézar de. (Orgs.) A universidade no paradigma da educação onlife: formação docente e práticas pedagógicas no ensino superior e na pós-graduação. São Leopoldo: Casa Leiria, 2024.

SCHLEMMER, Eliane; MOREIRA, José António Marques. Ampliando conceitos para o paradigma de educação digital OnLIFE. Revista Interacções, v. 16, n. 55, p. 103-122, 2020.

SCHLEMMER, Eliane; MOREIRA, José António. Acompanhamento e avaliação da aprendizagem na educação híbrida e educação onlife: perspectiva cartográfica e gamificada. Revista de Educação Pública, v. 31, p. 1-20, 2022.

SCHLEMMER, Eliane; OLIVEIRA, Lisiane Cézar; MENEZES, Janaina. O habitar do ensinar e do aprender em tempos de pandemia e a virtualidade de uma educação OnLIFE. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 45, p. 137-161, 2021.

SILVA, Karla Fernanda Wunder da; SANTOS, Bettina Steren dos; POZZA, Mariangela. A inovação no contexto educativo: perspectivas transformadoras para a formação de professores a partir do paradigma da complexidade. Revista Diálogo Educacional, v. 23, n. 78, p. 1032-1042, 2023.

STEYER, Daiana; BASSANI, Patrícia Scherer; BEHAR, Patrícia Alejandra. Pistas para um Modelo Pedagógico para Educação OnLife com Foco no Personal Learning Environment (PLE). Revista e-Curriculum, v. 21, p. 1-23, 2023. DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61645

VALENTE, José Armando; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Tecnologias digitais, tendências atuais e o futuro da educação. Panorama Setorial da Internet, n. 2, 2022.

VERKERK, Maarten J. et al. Filosofia da Tecnologia: Uma Introdução. Viçosa: Ultimato, 2018.

ZWIEREWICZ, M.; SANTOS, A. M. dos; LIZ, C. P. V. de; JURADO, R. G. Da formação docente ao conhecimento pertinente na prática pedagógica: Um compromisso com o contexto e com os objetivos de desenvolvimento sustentável. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 18, e023106, 2023. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17767

Downloads

Publicado

2025-03-25

Como Citar

Santos, A. P. S. dos, Silva, D. P. da, & Vieira, F. M. S. (2025). TRANSFIGURAÇÃO DA PRÁXIS DOCENTE: O papel das tecnologias digitais à luz do Paradigma da Educação OnLIFE. Momento - Diálogos Em Educação, 34(1). Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/18261