PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DOS PERIÓDICOS BRASILEIROS DA ÁREA

Autores

  • Gabriela Souza Pinheiro Universidade Estadual do Paraná
  • Vânia de Fátima Matias de Souza Universidade Estadual de Maringá
  • Patric Paludett Flores Universidade do Estado de Minas Gerais

Resumo

O presente estudo objetivou levantar a produção científica dos periódicos nacionais da área de Educação Física, no período de 2008-2018, sobre a Educação Física na Educação Infantil. Destaca-se que esta pesquisa é do tipo revisão integrativa, na qual foram analisados artigos científicos publicados em 14 revistas nacionais, classificadas com Qualis B2 ou superior, que contemplam em seu escopo a área da Educação Física. Foram encontrados 668 artigos que passaram por critérios de inclusão e exclusão, sendo selecionados no final 34 artigos. Após a seleção dos artigos, a análise constituiu-se a partir dos indicativos da análise por temáticas, possibilitando a criação de três sessões de análise: a) mapeamento dos autores das produções sobre Educação Física na Educação Infantil; b) procedimentos metodológicos abordados nas produções sobre Educação Física na Educação Infantil; e c) principais temáticas abordadas nas pesquisas selecionadas a respeito da Educação Física na Educação Infantil. A partir dos resultados, identificou-se que o Sudeste é a região com mais pesquisadores que abordam a temática; a maioria das pesquisas adotou os pressupostos da pesquisa qualitativa para desenvolver seus estudos; e, em relação às temáticas, foram evidenciadas cinco categorias principais, sendo elas: Possibilidades Pedagógicas, Formação Profissional, Inclusão Escolar, Documentos Norteadores e Manifestações Corporais. De modo geral, as temáticas refletiram a importância de se ter um profissional de Educação Física inserido na Educação Infantil, a fim de potencializar o desenvolvimento das crianças nessa etapa do ensino, a partir de um contexto teórico e prático da disciplina para o desenvolvimento e condução dos conhecimentos que emergem da área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Souza Pinheiro, Universidade Estadual do Paraná

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

Vânia de Fátima Matias de Souza, Universidade Estadual de Maringá

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestra em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (DEF/UEM).

Patric Paludett Flores, Universidade do Estado de Minas Gerais

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor do Departamento de Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Minas Gerais (DCMH/UEMG).

Downloads

Publicado

2021-09-29

Como Citar

Pinheiro, G. S., Souza, V. de F. M. de ., & Flores, P. P. . (2021). PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DOS PERIÓDICOS BRASILEIROS DA ÁREA. Momento - Diálogos Em Educação, 30(02), 300–325. Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/12992