PROJETO DE EXTENSÃO MOVIMENTA

a Educação Física na Educação Infantil em Tempos de Pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.14326

Palavras-chave:

Educação Física, Educação Infantil, Atividades remotas

Resumo

O objetivo geral desta pesquisa foi de descrever e analisar as oportunidades proporcionadas pelo Projeto de Extensão Movimenta durante as atividades remotas com os conhecimentos da Educação Física na Educação Infantil. Para alcançar tal objetivo professores/as de Educação Infantil foram convidados/as a compor um grupo de trabalho colaborativo com acadêmicos/as dos cursos de Educação Física e Pedagogia da Furg. As atividades do referido grupo foram desenvolvidas a partir de encontros semanais on-line pela plataforma google meet. Os/as participantes desse grupo, além de realizarem reuniões semanais, produziram um diário sobre as experiências oportunizadas pela participação no projeto. Os dados da pesquisa foram analisados pelo método de análise de conteúdo. A partir dos resultados, chegou-se as seguintes categorias: ações do projeto, dificuldades e surpresas ao desenvolver as atividades remotas e troca de experiências entre professoras e acadêmicos/as. Essas categorias reforçam a importância da participação dos/as acadêmicos nas atividades do projeto para a sua formação inicial, assim como o papel da extensão universitária na relação entre universidade e escola.

 

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Biografia do Autor

Luciana Toaldo Gentilini Avila, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas.  Professora adjunta na Universidade Federal do Rio Grande. Líder do Grupo de Pesquisa e Formação em Educação Física (GRUPESF - Furg). lutoaldo@msn.com

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Publicado

2024-01-09

Como Citar

Toaldo Gentilini Avila, L. (2024). PROJETO DE EXTENSÃO MOVIMENTA: a Educação Física na Educação Infantil em Tempos de Pandemia. Momento - Diálogos Em Educação, 32(03), 317–335. https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.14326

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