Criança pessoal de um caso oblíquo: des-Colonização e Resistência na Escola

Autores

  • João Porto Universidade Federal do Espírito Santo - Centro de Educação - Departamento de Linguagens, Cultura e Educação. Professor Doutor.
  • Adriana Magro Universidade Federal do Espírito Santo - Centro de Educação - Departamento de Linguagens, Cultura e Educação. Professora Doutora.
  • Hiran Pinel Universidade Federal do Espírito Santo - Centro de Educação - Programa de Pós Graduação em Educação. Professor Titular.

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.8788

Palavras-chave:

Currículo, Resistência, Colonização Infantil.

Resumo

Atenta-se nesses escritos para descrições e levantamentos sobre como; transpassado por delimitações curriculares como a prescrição, o currículo oculto, o currículo nulo e outras conformações; a infância é colonizada instrumentalmente, no Sistema Escolar, e de qual maneira os pontos de resistência, docente e discente, podem contribuir com a des-Colonização das infâncias categorizadas ao longo do tempo, principalmente no que tange à apropriação religiosa.

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Biografia do Autor

João Porto, Universidade Federal do Espírito Santo - Centro de Educação - Departamento de Linguagens, Cultura e Educação. Professor Doutor.

Professor de Ensino e Aprendizagem no Departamento de Linguagens, Cultura e Educação (DLCE) do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutor em Educação e Práticas Educacionais Inclusivas pelo Programa de Pós Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (2013) tendo sido bolsista (2012) no programa de bolsa-sanduíche da CAPES no College of Education na University of Texas at El Paso, Texas, EUA com estudos na área de Critical Pedagogy (Pedagogia Crítica) e Educação Comparada . Concentração de estudos e pesquisas nas áreas de Pedagogia Crítica, Arte Educação, Currículo, Inclusão Escolar, Inclusão Social, Educação de Jovens e Adultos, Educação Social e Educação Comparada, acatando os estudos de Paulo Freire, bell hooks, Peter Mclaren, Henry Giroux, Michael Apple, Boaventura de Sousa Santos, Miguel Arroyo, Maria Helena de Sousa Patto, entre outros.

Adriana Magro, Universidade Federal do Espírito Santo - Centro de Educação - Departamento de Linguagens, Cultura e Educação. Professora Doutora.

Possui graduação em Educação Artistica pela Universidade Estadual de Londrina (2002), mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (2006) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, arte educação, semiótica greimasiana, artes plásticas e ensino das artes visuais.

Hiran Pinel, Universidade Federal do Espírito Santo - Centro de Educação - Programa de Pós Graduação em Educação. Professor Titular.

Professor da UFES/CE/PPGE. Professor titular aposentado do DETEPE/ UFES/ CE. Leciona e pesquisa nos cursos de mestrado, doutorado, especialização, supervisão de pós-doutorado em Educação/ UFES. Pós-Doutorado em Educação pela FAE/UFMG - Área: Conhecimento e Inclusão Social; Pós-Doutorando (em curso) em Educação pela UFES/CE/PPGMPE - Área: Práticas Educativas, Diversidade e Inclusão Escolar; Doutor em Psicologia pelo IP/USP - Área: Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano; Mestre em Educação pelo PPGE/UFES - Área: Desenvolvimento Humano e Processos Educacionais; Graduado: Bacharel e Licenciado Pleno em Psicologia; Formação de Psicólogos; Títulos profissionais (psicólogo): Psicologia Clínica; Psicopedagogia; Licenciado em: Pedagogia, em Filosofia, em Matemática e em Biologia. Tem experiência em administração/ chefia do antigo Departamento de Fundamentos e Orientação Educacional - DFEOE/UFES - de 07/03/2001 a 07/03/2002. Foi o primeiro subchefe do atual Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais - DTEPE - de 01/04/2008 a 08/05/2008. PESQUISA: Linha de pesquisa: "Educação Especial e Processos Inclusivos?. Coordenador do projeto ?guarda-chuva? de pesquisa: "Aprendizagem (e desenvolvimento) humano sob a ótica fenomenológico-existencial: o ser-no-mundo da educação escolar e (não escolar) inclusiva, envolvidos em programas de Educação Especial, Pedagogia Social & Psicopedagogia". Coordenador do: Grufei - Grupo de Fenomenologia, Educação (Especial) & Inclusão; Membro do G-PEFE - Grupo de Pesquisa em Fenomenologia na Educação. ENSINO: Educação Especial e Educação Inclusiva e correlatos.

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Publicado

2019-04-25

Como Citar

Porto, J., Magro, A., & Pinel, H. (2019). Criança pessoal de um caso oblíquo: des-Colonização e Resistência na Escola. Momento - Diálogos Em Educação, 28(1), 77–94. https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.8788

Edição

Seção

Dossiê temático