Criança pessoal de um caso oblíquo: des-Colonização e Resistência na Escola

João Porto, Adriana Magro, Hiran Pinel

Resumo


Atenta-se nesses escritos para descrições e levantamentos sobre como; transpassado por delimitações curriculares como a prescrição, o currículo oculto, o currículo nulo e outras conformações; a infância é colonizada instrumentalmente, no Sistema Escolar, e de qual maneira os pontos de resistência, docente e discente, podem contribuir com a des-Colonização das infâncias categorizadas ao longo do tempo, principalmente no que tange à apropriação religiosa.

Palavras-chave


Currículo; Resistência; Colonização Infantil.

Texto completo:

PDF

Referências


ARIÈS, Philippe. A História Social da Infância e da Família. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

ANYON, Jean. Social Class and the Hidden Curriculum of Work. Journal of Education, v. 162, n. 1, Fall 1980. Disponível em http:// cuip. uchicago. edu /~cac/nlu/fnd504/anyon. htm. Acesso em: 22/10/2012.

BRASIL. Constituição 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília,

DF: 2017.

FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 1987.

PORTO, João. “PERAÍ FESSÔ, TO FALANDO COM DEUS!”: subjetividade como resistência na escola. LELLIS, Nelson; PINEL, Hiran (Org.). Religião, políticas e subjetividade. Rio de Janeiro: Terceira Via, 2018. No prelo.

REVEL, Judith. Michel Foucault: conceitos essenciais. Tradução de Carlos Piovezani Filho e Nilton Milanez. São Carlos: Claraluz, 2005.

SANDOVAL, Chela. Methodology of the Opressed. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2000.

SANTOS, Boaventura de S.; MENESES, M. P. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.




DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.8788

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


MOMENTO - Diálogos em Educação, E-ISSN 2316-3100, Rio Grande/RS, Brasil

PROPESQ
PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ