AS IMPLICAÇÕES DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v30i03.13352

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado. Ensino Superior. Formação docente. Educação Infantil.

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir as implicações do Estágio Curricular Obrigatório para a docência na Educação Infantil. O estudo partiu da seguinte problemática: “Como o estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia afeta a formação docente para a atuação com as crianças de 0 a 5 anos de idade?”. A metodologia do trabalho delineou-se na abordagem qualitativa por meio de pesquisa bibliográfica e documental e, ainda, apreciação dos diários de campo das estagiárias do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina durante o ano de 2019. Os dados coletados foram analisados por meio de autores que se dedicam a esse objeto de estudo, tais como: Ostetto (2000), Pimenta (2006), Mello; Lindner (2012), Nascimento (2018), Magalhães; Folque (2018); Ostetto e Maia (2019). Os resultados evidenciaram que as diferentes atividades propostas ao longo do estágio no curso de graduação são fundamentais para aprendizagem da docência na Educação Infantil. No entanto, as condições sob as quais as estagiárias desenvolvem tal atividade, como: interesse, realização de leituras, apoio da supervisão de estágio, impactam diretamente no processo de aprendizagem da profissão docente.

Palavras-chave: Estágio Supervisionado. Ensino Superior. Formação docente. Educação Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Moreno Pitelli, Universidade Estadual de Londrina

Especialista em Docência na Educação Superior pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2020). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (2018). É colaboradora do FEIPAR- Pé Vermelho desde 2015 e do projeto de extensão A´propriações teóricas e suas possibilidades na Educação Infantil. É membro do Grupo de Pesquisa Travessias Luso-Brasileiro na Educação da Infância no CNPq.

Cassiana Magalhães, Universidade Estadual de Londrina

Possui Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Évora ? Portugal (2017). Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista (2014). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. É Especialista em Educação Infantil pela Universidade Estadual de Londrina (2005) e Psicopedagoga Institucional pela Universidade Norte do Paraná (2001). Graduou-se em Pedagogia na Universidade Tuiuti do Paraná (2001). Atualmente é professora Adjunto D do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina. Coordenadora do Feipar Pé Vermelho e Membro do MIEIB ? Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil. Atua especialmente com a formação de professores para a educação infantil com temas voltados ao currículo, organização do espaço, aprendizagem e desenvolvimento das crianças de zero a cinco anos de idade na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. É líder do grupo de pesquisa Travessias Luso-Brasileiro na Educação da Infância cadastrado no CNPq.

Cristiane dos Santos Farias, Universidade Estadual de Londrina

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2018). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2008). Trabalha como professora de Educação Infantil na SME de Londrina (2011/2020). Trabalha como professora colaboradora nos cursos de licenciatura pela Universidade Estadual de Londrina (2019/2020). Tem experiência como professora pedagoga na SEED-PR (2010/2018). Pesquisadora CNPq - Travessias Luso-Brasileiro na Educação da Infância; Projeto de Extensão: Apropriações teóricas e suas implicações para a Educação Infantil (fase II). Colaboradora do Fórum de Educação Infantil do Paraná (FEIPAR) GT Pé-Vermelho. Possui experiência na área de Educação, atuando principalmente nos temas de Educação Infantil e Política Educacional.

Referências

ANFOPE. Manifesto da ANFOPE em defesa da democracia. 2020. Disponível em: http://www.anfope.org.br/wp-content/uploads/2020/03/1.-Manifesto-ANFOPE-emdefesa-da-educa%C3%A7%C3%A3o-e-da-democracia-01032020.pdf Acesso em 15 de abril de 2020.

BRASIL. Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes. Disponível em: <http://www.prograd.ufu.br/legislacoes/lei-no-11788-de-25-de-setembro-de-2008-lei-federal-de-estagio. Acesso em: 22 de janeiro de 2021.

CESÁRIO, Marilene Cesário; LUGLE, Andreia Maria Cavaminami; CARVALHO, Ana CZERNISZ Eliane Cleide da Silva; FÁVARO Marta Regina Gimenez. Concepção de Estágio das Licenciaturas da Uel, Londrina, 2013.

DRUMOND, Viviane. O estágio na Educação Infantil: o olhar das estagiárias. In: Reunião Nacional da Anped, 37. Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira, 2015, Florianópolis. Anais, 2015.

DUARTE, Teresa. A possibilidade da investigação a 3: reflexões sobre triangulação (metodológica). Cies e-working paper, Lisboa, n. 60, 2009.

FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2001.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GAMBOA, Silvio Sanchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argos, 2008.

KRAMER, Sônia. As crianças de 0 a 6 anos nas Políticas Educacionais no Brasil: educação infantil e/é fundamental. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 96, p. 797-818, out. 2006.

KOSIK, Karel. Dialética do concreto. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

LIMA, Telma. Cristiane de; MIOTO, Regina Célia Tamaso; PRÁ, Keli Regina Dal. A documentação no cotidiano da intervenção dos assistentes sociais: algumas considerações acerca do diário de campo. Textos & Contextos, Porto Alegre, v. 7, p. 1-12, 2007.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EDU, 2008, 11ª reimpressão.

LUGLE, A. M. C.; SILVA, A. T. T.; CZERNISZ, E. C. S. . Estágio obrigatório no Curso de Pedagogia: Estudos, reflexão e conhecimento. In: CARVALHO, A. M. F. T.; LUGLE, A. M. C.; LIMA, A. M. S.; CZERNISZ, E. C. S. (Org.). Os Estágios nas Licenciaturas da UEL. 1º ed. Londrina: UEL, 2013, v. 01, p. 27-42.

LUGLE, A.M. C. Seminário de Estágio do Curso de Pedagogia da UEL, 2019. Disponível em: <http://www.baguncei.com.br/2019/11/seminario-de-estagio-na-sedu-2019.html. > Acesso em: 06 de fevereiro de 2021.

MAGALHÃES, Cassiana. Seminário de Estágio do Curso de Pedagogia da UEL, 2019. Disponível em: <http://www.baguncei.com.br/2019/11/seminario-de-estagio-na-sedu-2019.html. >Acesso em: 06 de fevereiro de 2021.

MAGALHÃES, Cassiana; FOLQUE, Maria da Assunção. Aprender a profissão em cooperação: processo de formação docente para a infância. Educação em Análise, Londrina, v. 3, p. 73-92, 2018.

MELLO, Simone Portella Teixeira; LINDNER Luciana Martins Teixeira. As contribuições do estágio na formação docente: observações de alunos e professores. Rio Grande do Sul: UNIPAMPA, 2012.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: 2006.

MORGADO, Tânia Maria Quintino Morgado. Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar. Bragança: Instituto Politécnico de Brangança, 2012.

NASCIMENTO, Mari Clair Moro; BARBOSA, Raquel Lazzari Leite. Formação inicial docente: o estágio como espaço de aprendizagens. Nuances, v. 25, n. 3, p. 225-243, 2014.

NASCIMENTO, Mari Clair Moro. Estágio Curricular: implicações na formação e na atuação para a docência. Tese de Doutorado em Educação, UNESP, 2018.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. Andando por creches e pré-escolas públicas: construindo uma proposta de estágio. In: OSTETTO, Luciana Esmeralda. Encontros e encantamentos na Educação Infantil: partilhando experiências de estágio. Campinas: Papirus, 2000.

OSTETTO, L. E.; MAIA, M. N. V. G. Nas veredas do estágio docente: (re)aprender a olhar. Olhar de Professor, v. 22, p. 1-14, 13 dez. 2019.Disponível em:< https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13935> Acesso em: 20 jul.2021.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 4. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes

concepções. Poiésis - revista do Programa de Pós-graduação em Educação-Unisul, Tubarão, v. 3, n. 3/4, p. 5-24, 2005.

TUMA, Magda Madalena. Seminário de Estágio do Curso de Pedagogia da UEL, 2019. Disponível em: http://www.baguncei.com.br/2019/12/blog-baguncei-amostra-de-estagio-sedu.html. Acesso em: 06 de fevereiro de 2021.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Deliberação- DFI IBFRAÇÃO - Câmara De Graduação nº 011/2019. Disponível em: <http://www.uel.br/prograd/documentos/deliberacoes/2019/deliberacao_11_19.pdf.> Acesso em:19 de julho de 2021.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Projeto político-pedagógico. 2005. Disponível em: http://www.uel.br/ceca/pedagogia/pages/arquivos/RESOLUCAO%20CEPE%2046.pdf. Acesso em: 22 de janeiro de 2021.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Resolução CEPE Nº 0166/2008. Disponível em: <http://www.uel.br/prograd/docs_prograd/resolucoes/resolucao_166_08.pdf.> Acesso em: 22 de janeiro de 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Moreno Pitelli, A., Magalhães, C., & dos Santos Farias, C. (2021). AS IMPLICAÇÕES DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Momento - Diálogos Em Educação, 30(03), 220–224. https://doi.org/10.14295/momento.v30i03.13352

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.