ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: perspectivas teóricas e experiências pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.63595/momento.v35i1.20380Palavras-chave:
Estágio, Educação Infantil, Formação docenteResumo
As reflexões apresentadas neste texto foram elaboradas a partir das vivências durante o Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil I, no curso de Pedagogia, possibilitando inferências teóricas e metodológicas acerca da prática de estágio e da formação docente. O estágio é compreendido como um espaço formativo dialético entre teoria e prática, configurando-se como condição essencial para a construção de conhecimentos sobre a docência em creches e pré-escolas. A realização do estágio em um período contínuo e prolongado, que favorece a imersão e a reflexão crítica sobre a prática, revela-se indispensável na formação inicial dos professores e das professoras. Ademais, a observação e a documentação do cotidiano nas instituições de Educação Infantil constituem processos fundamentais para a formação docente, pois incentivam a pesquisa, a reflexão pedagógica e a inovação educacional.
Downloads
Referências
BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Três notas sobre formação inicial e docência na educação infantil. In. CANCIAN, Viviane A.; GALLINA, Simone F.; WESCHENFELDER, Noeli. (org.). Pedagogias das infâncias, crianças e docências na educação infantil. Brasília: MEC, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 4 nov. 2025.
EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George (Orgs.). As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Tradução de Maria Cristina da Silva. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2016.
NÓVOA, António. (Org.). Vidas de professores. Porto: Ed. Porto, 1992.
OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação Infantil: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2007.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Mediação biográfica: figuras antropológicas do narrador e do formador. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; BARBOSA, Tatyane Mabel Nobre (Org.). Memórias, memoriais: pesquisa e formação docentes. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008. p. 43-58.
RINALDI, Carla. Creches e escolas da infância como lugares de cultura. In: Zero Project. Tornando visível a aprendizagem: crianças que aprendem individualmente e em grupo. São Paulo: Ed. Phorte, 2014.
SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SOUZA, Elizeu Clementino de. Acompanhar e formar: mediar e iniciar: pesquisa (auto)biográfica e formação de formadores. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; SILVA, Vivian Batista. (Orgs.). Invenções de vidas, compreensão de itinerários e alternativas de formação. Natal: EDUFRN ; São Paulo: Paulus, 2010. p. 157-179.
STROZZI, Paola. Um dia na escola, um cotidiano extraordinário. In: Zero Project. Tornando visível a aprendizagem: crianças que aprendem individualmente e em grupo. São Paulo: Ed. Phorte, 2014.
ZABALZA, Miguel A. O estágio e as práticas em contextos profissionais na formação universitária. São Paulo: Cortez Editora, 2015.
ZEICHNER, Kenneth. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores. Revista Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 35-49, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Momento - Diálogos em Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.