MARCOS REFERENCIAIS DE APROXIMAÇÕES ENTRE TEORIA CRÍTICA DE CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

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DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v29i3.9591

Palabras clave:

currículo, educação inclusiva, validação de conhecimentos

Resumen

Os estudos sobre a educação inclusiva são práticas curriculares de inclusão de talento, deficiência, origem socioeconômica ou cultural em escolas e salas de aula provedoras, em que as necessidades desses alunos sejam satisfeitas. Nessa perspectiva, tendo por base a revisão de literatura sobre o tema, o presente artigo objetiva explicitar algumas das aproximações entre Teoria Crítica de currículo e Educação Inclusiva a partir do detalhamento de quatro subitens: a problemática curricular e o traçado de seu campo conceitual; a inserção da teoria crítica de currículo, a partir dos anos 80; a década de 90 e a institucionalização de práticas pedagógicas inclusivas; os marcos legais para a promoção da educação inclusiva no Brasil.

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Biografía del autor/a

Cleusa Inês Ziesmann, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação (PUCRS). Mestre em Educação nas Ciências (Unijui). Professora e Pesquisadora na Universidade Federal da Fronteira Sul /campus Cerro Largo/RS.

Sandra Vidal Nogueira, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus de Cerro Largo,RS.

Pós-Doutoranda em Direito (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões-URI, Campus Santo Ângelo, RS), Doutorado em Educação (PUCSP). Professora e Pesquisadora na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), vinculada ao Programa de Mestrado em Desenvolvimento e Políticas Públicas, Campus de Cerro Largo, RS.

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Publicado

2021-05-04 — Actualizado el 2021-05-05

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Cómo citar

Ziesmann, C. I., & Nogueira, S. V. (2021). MARCOS REFERENCIAIS DE APROXIMAÇÕES ENTRE TEORIA CRÍTICA DE CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Momento - Diálogos Em Educação, 29(3). https://doi.org/10.14295/momento.v29i3.9591 (Original work published 4 de mayo de 2021)

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