Movimentos de invenções curriculares no cotidiano escolar: a potência da imagem-cinema fazendo a língua pegar delírio

Autores

  • Janete Magalhães Carvalho Universidade Federal do Espírito Santo,
  • Sandra Kretli da Silva Universidade Federal do Espírito Santo
  • Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera Delbo Universidade Vila Velha

Palavras-chave:

Currículo, imagem-cinema, cotidiano escolar

Resumo

Este artigo apresenta os movimentos de uma pesquisa gerados na tentativa de capturar as forças e potências que as imagens-cinema provocam, afetam, deslocam, inventam, rasuram, engendrando, nas linhas de forças, de vida e de escrita, a cartografia de um corpo coletivo, vibrátil, pulsante e desejante para se pensar processos de vida, de currículo, de docência, de infância. A aposta é na força e potência do encontro com as imagens cinematográficas, que faz a língua pegar delírio e impulsiona o pensamento para outros possíveis, o que provoca o pensar de outra forma e possibilita a invenção de movimentos curriculares, de infância e de docência. Acredita-se que os “usos” das imagens-cinema nos cotidianos escolares promovem o desalojar, rompem com os modos de pensar dogmáticos que impedem o plano de imanência fluir e abrem possibilidades de fazer a vida florescer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janete Magalhães Carvalho, Universidade Federal do Espírito Santo,

Pós-doutora em Currículo e Cotidiano Escolar pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e em Sociologia da Vida Cotidiana pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Doutora em Fundamentos da Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Líder dos grupos de pesquisa: "Currículos, cotidianos, culturas e redes de conhecimentos" e "Formação de professores e práticas pedagógicas". Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Currículos, Cotidianos e Culturas. Professora titular do Departamento de Educação, Política e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Áreas de atuação: Currículo; Formação de Professores; Teoria do Conhecimento; Cotidiano escolar.

Sandra Kretli da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), na linha de pesquisa "Cultura, Currículo e Formação de Educadores". Possui graduação em Pedagogia (Universidade Federal do ES), Atualmente é professora do Departamento de Teorias e Práticas de Ensino da Universidade Federal do Espírito Santo e do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. É Pesquisadora do Grupo de Pesquisa "Currículos, Cotidianos, Culturas e Redes de Conhecimento" (PPGE/UFES) coordenado pelo prof. Dr. Carlos Eduardo Ferraço e pela profª Drª Janete Magalhães Carvalho. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa do CNPQ Cotidiano Escolar e Currículo (PROPEd/UERJ), coordenado pela Profª Inês Barbosa de Oliveira. Atualmente atua como pesquisadora-colaboradora na pesquisa Potência das Redes de conversações e ações complexas na produção do currículo praticado no cotidiano escolar e as políticas curriculares em ação: entre formas, forças e modos de constituição , financiada pelo CNPq, sob coordenação da profª Drª Janete Magalhães Carvalho e, como coordenadora na pesquisa Filmes e Conversas: por uma estética dos encontros.

Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera Delbo, Universidade Vila Velha

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), na linha de pesquisa "Cultura, Currículo e Formação de Educadores". Possui graduação em Pedagogia (Universidade de Uberaba), Letras-Inglês (Universidade Federal do Espírito Santo) e Administração (FAESA). Atualmente é professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), no Departamento de Teorias Educacionais e Práticas Educativas (DTEPE) do Centro de Educação. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa "Currículos, cotidianos, culturas e redes de conhecimento" (PPGE/UFES) coordenado pelo prof. Dr. Carlos Eduardo Ferraço e pela profª Drª Janete Magalhães Carvalho. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa do CNPQ Cotidiano Escolar e Currículo (PROPEd/UERJ), coordenado pela Profª Inês Barbosa de Oliveira. Atualmente atua como pesquisadora-colaboradora na pesquisa ?Potência das redes de conversações e ações complexas na produção do currículo praticado no cotidiano escolar e as políticas curriculares em ação: entre formas, forças e modos de constituição?, financiada pelo CNPq, sob coordenação da profª Drª Janete Magalhães Carvalho.

Downloads

Publicado

2016-10-24

Como Citar

Carvalho, J. M., da Silva, S. K., & Zanotti Guerra Frizzera Delbo, T. M. (2016). Movimentos de invenções curriculares no cotidiano escolar: a potência da imagem-cinema fazendo a língua pegar delírio. Momento - Diálogos Em Educação, 25(1), 205–220. Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6119

Edição

Seção

Artigos