COTIDIANO E EXPERIÊNCIAS DE SI

visibilidades de estudantes em uma escola da periferia urbana

Autores

  • Gabriela Dutra Rodrigues Conrado Universidade Federal de Pelotas https://orcid.org/0000-0003-0371-8678
  • Márcia Souza da Fonseca Universidade Federal de Pelotas/ Instituto de Física e Matemática

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v29i3.8903

Palavras-chave:

Experiência de si, Cotidiano, Currículo escolar, Jogos de Linguagem.

Resumo

Este artigo pesquisa o cotidiano de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, investigando como articular tal cotidiano ao currículo dos anos finais da Educação Básica em uma escola da periferia do município de Pelotas - RS. Para tanto, o trabalho faz aproximações entre cotidiano, na perspectiva de Michel de Certeau, e entre jogos de linguagem, segundo Ludwig Wittgenstein. A fim de priorizar a cultura dos/as estudantes no currículo escolar, construímos uma experiência educativa inspirada no pensamento de Jorge Larrosa. A partir das atividades pedagógicas produzidas para os estudantes, analisamos as experiências de si no processo. A parte empírica visibiliza vivências dos/as jovens relacionadas a circunstâncias de abandono; a esperanças de um futuro melhor; e à importância de atitudes de esperteza para sobreviver no cotidiano.

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Biografia do Autor

Gabriela Dutra Rodrigues Conrado, Universidade Federal de Pelotas

Graduada em Licenciatura em Ciências Exatas - ênfase em Matemática pela UNIPAMPA Campus Caçapava do Sul. Especialista em Curso para Professores de Matemática pela UAB-FURG. Mestra em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT) pela UFPel na linha de pesquisa História, Currículo e Cultura. Professora da rede municipal de ensino de Pelotas-RS. Área de interesse Etnomatemática e implicações no currículo escolar.

Márcia Souza da Fonseca, Universidade Federal de Pelotas/ Instituto de Física e Matemática

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas (1984), especialização em Informática na Educação pela Universidade Federal de Pelotas, mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) com estágio sanduíche no Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Barcelona/ES (2004). É Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas, no Instituto de Física e Matemática, no Programa de Pós Graduação em Educação Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Faculdade de Educação. Tem experiência na área de Educação Matemática, ênfase em Etnomatemática e nas Reformas Educacionais e Políticas Curriculares e suas interfaces com a Formação de Professores para a Educação Básica. É pesquisadora no GEDEB (Grupo de estudos sobre docência e educação básica).

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Publicado

2021-05-04 — Atualizado em 2021-05-05

Versões

Como Citar

Conrado, G. D. R., & Fonseca, M. S. da. (2021). COTIDIANO E EXPERIÊNCIAS DE SI: visibilidades de estudantes em uma escola da periferia urbana. Momento - Diálogos Em Educação, 29(3). https://doi.org/10.14295/momento.v29i3.8903 (Original work published 4º de maio de 2021)

Edição

Seção

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