COTIDIANO E EXPERIÊNCIAS DE SI
visibilidades de estudantes em uma escola da periferia urbana
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v29i3.8903Palavras-chave:
Experiência de si, Cotidiano, Currículo escolar, Jogos de Linguagem.Resumo
Este artigo pesquisa o cotidiano de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, investigando como articular tal cotidiano ao currículo dos anos finais da Educação Básica em uma escola da periferia do município de Pelotas - RS. Para tanto, o trabalho faz aproximações entre cotidiano, na perspectiva de Michel de Certeau, e entre jogos de linguagem, segundo Ludwig Wittgenstein. A fim de priorizar a cultura dos/as estudantes no currículo escolar, construímos uma experiência educativa inspirada no pensamento de Jorge Larrosa. A partir das atividades pedagógicas produzidas para os estudantes, analisamos as experiências de si no processo. A parte empírica visibiliza vivências dos/as jovens relacionadas a circunstâncias de abandono; a esperanças de um futuro melhor; e à importância de atitudes de esperteza para sobreviver no cotidiano.
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