O cotidiano escolar do coordenador pedagógico: diversidades, tensões e possibilidades

Autores

  • Jane Cordeiro de Oliveira Professora de Geografia do Ensino Fundamental em Escola pública da Cidade do Rio de Janeiro. Doutora em Educação Brasileira pela PUC-Rio.

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v26i1.6138

Palavras-chave:

Palavras-chave, cotidiano, coordenador pedagógico, infraestrutura da escola.

Resumo

O texto é parte de duas pesquisas qualitativas que tratam do cotidiano do coordenador pedagógico e dos desafios enfrentados no decorrer de seu trabalho. Questões: O que é entendido como cotidiano escolar no entendimento do coordenador pedagógico? Como o coordenador pedagógico trabalha, de acordo com as suas atribuições, no cotidiano escolar? Quais são os desafios que o coordenador encontra em seu trabalho cotidiano? Objetivo: Apresentar diversidades, tensões e possibilidades existentes no cotidiano do coordenador pedagógico, analisando os depoimentos dos sujeitos no exercício de seus cotidianos. Nossos referenciais foram: André (2003) e Pais (2003) que tratam da organização do trabalho escolar e das “ritualidades” como conceitos de cotidiano. O coordenador enfrenta desafios vindos do cotidiano tendo em vista a falta de profissionais e ele necessita assumir tarefas que não são inerentes a sua atribuição. O coordenador, mesmo frente às dificuldades vindas da infraestrutura ele tenta manter a organização escolar.

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Biografia do Autor

Jane Cordeiro de Oliveira, Professora de Geografia do Ensino Fundamental em Escola pública da Cidade do Rio de Janeiro. Doutora em Educação Brasileira pela PUC-Rio.

Doutora em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em 2015.

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Publicado

2017-07-15

Como Citar

Oliveira, J. C. de. (2017). O cotidiano escolar do coordenador pedagógico: diversidades, tensões e possibilidades. Momento - Diálogos Em Educação, 26(1), 143–160. https://doi.org/10.14295/momento.v26i1.6138

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