CLIMA ORGANIZACIONAL DE UMA ESCOLA CARIOCA
o cotidiano de uma instituição pública
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v30i03.12937Palavras-chave:
Localização da escola. Sujeitos da educação. Avaliação. Relações de poder.Resumo
Este artigo analisa as relações estabelecidas em uma escola municipal no espaço urbano da cidade do Rio de Janeiro. A metodologia escolhida foi a qualitativa e os instrumentos de pesquisa foram as observações em campo, anotações do diário de bordo e as entrevistas semiestruturadas realizadas com os membros da comunidade escolar. Os achados desta pesquisa revelaram como a localização espacial, os acessos, os aspectos físicos e sociais em que a escola estava inserida, as relações que se efetivavam entre os sujeitos envolvidos no processo escolar e as relações de poder existentes no ambiente educacional interferiam no funcionamento da escola. Neste sentido, a percepção do clima escolar denotou como agradável e ficou evidenciado que as relações estabelecidas se pautavam pelo respeito e, sobretudo, pela a existência de troca de saberes entre os profissionais educacionais. No cotidiano da escola em questão, as relações estabelecidas com o poder e o conhecimento permitiram analisar as repercussões existentes na relação de aprendizagem de seus educandos, que obtiveram resultados expressivos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB.
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