A GUERRA CHEGA À ESCOLA:

narrativas sobre a Segunda Guerra Mundial nos jornais escolares catarinenses (Década de 1940)

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.19612

Mots-clés :

School Newspapers;, World War II;, School Culture, memory;

Résumé

Resumo: O objetivo deste artigo é analisar como os jornais escolares de Santa Catarina, na década de 1940,
repercutiram a Segunda Guerra e como ela foi experienciada pelos estudantes que escreveram os textos
publicados nesses periódicos. Essa discussão é um recorte de uma investigação mais ampla sobre jornais
escolares, elaborados entre 1895 e 1975, que é financiada pelo CNPq e pela Fapesc e desenvolvido por
integrantes do grupo de pesquisa Ensino de História, Memória e Culturas (CNPq/Udesc). Para essa
investigação foram selecionados textos relacionados à Segunda Guerra publicados em jornais de escolas
primárias, de diferentes regiões do Estado. Esses jornais são materialidades da escola e conformam parte do
patrimônio histórico-educativo do Brasil. Tomados como fontes históricas são entendidos como memórias
arquivadas de sujeitos, políticas e práticas escolares do passado. Sua análise permite observar a adesão a
projetos de futuro dos sujeitos do passado, a partir do cotidiano da escola. Manuscritos ou impressos,
assinados pelos estudantes - mesmo que sob intervenção e controle docente - narram como era a escola, seu
cotidiano, exercícios de escrita e leitura, festas e comemorações. Para a análise serão mobilizadas noções de
temporalização (Koselleck, 2014) e configuração narrativa (Ricoeur, 2010) articuladas às categorias de
cultura escolar e memória (Escolano Benito, 2017; Ricoeur, 2007). Foi possível observar formas de
circulação e apropriação de ideias sobre a Guerra, que informam práticas políticas e pedagógicas, mas
também anseios e medos em relação ao futuro, naquele presente.
Palavras-chave: Jornais Escolares; Segunda Guerra; Cultura Escolar; Memória; Patrimônio Histórico-
Educativo.

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Bibliographies de l'auteur-e

Cristiani Bereta da Silva, UDESC

Doutora em História, professora titular do Departamento de História da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Ensino de História, Memória e Culturas. Bolsista Produtividade do CNPq. 

Luciana Rossato, UDESC

Doutora em História, professora titular do Departamento de História da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Ensino de História, Memória e Culturas.

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Publié-e

2025-11-21

Comment citer

Bereta da Silva, C., & Rossato, L. (2025). A GUERRA CHEGA À ESCOLA:: narrativas sobre a Segunda Guerra Mundial nos jornais escolares catarinenses (Década de 1940). Momento - Diálogos Em Educação, 34(3), 138–164. https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.19612

Numéro

Rubrique

IMPRENSA PERIÓDICA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

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