A GUERRA CHEGA À ESCOLA:
narrativas sobre a Segunda Guerra Mundial nos jornais escolares catarinenses (Década de 1940)
DOI :
https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.19612Mots-clés :
School Newspapers;, World War II;, School Culture, memory;Résumé
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar como os jornais escolares de Santa Catarina, na década de 1940,
repercutiram a Segunda Guerra e como ela foi experienciada pelos estudantes que escreveram os textos
publicados nesses periódicos. Essa discussão é um recorte de uma investigação mais ampla sobre jornais
escolares, elaborados entre 1895 e 1975, que é financiada pelo CNPq e pela Fapesc e desenvolvido por
integrantes do grupo de pesquisa Ensino de História, Memória e Culturas (CNPq/Udesc). Para essa
investigação foram selecionados textos relacionados à Segunda Guerra publicados em jornais de escolas
primárias, de diferentes regiões do Estado. Esses jornais são materialidades da escola e conformam parte do
patrimônio histórico-educativo do Brasil. Tomados como fontes históricas são entendidos como memórias
arquivadas de sujeitos, políticas e práticas escolares do passado. Sua análise permite observar a adesão a
projetos de futuro dos sujeitos do passado, a partir do cotidiano da escola. Manuscritos ou impressos,
assinados pelos estudantes - mesmo que sob intervenção e controle docente - narram como era a escola, seu
cotidiano, exercícios de escrita e leitura, festas e comemorações. Para a análise serão mobilizadas noções de
temporalização (Koselleck, 2014) e configuração narrativa (Ricoeur, 2010) articuladas às categorias de
cultura escolar e memória (Escolano Benito, 2017; Ricoeur, 2007). Foi possível observar formas de
circulação e apropriação de ideias sobre a Guerra, que informam práticas políticas e pedagógicas, mas
também anseios e medos em relação ao futuro, naquele presente.
Palavras-chave: Jornais Escolares; Segunda Guerra; Cultura Escolar; Memória; Patrimônio Histórico-
Educativo.
Téléchargements
Références
A QUEROSENE. A Primavera, Escola Isolada Estadual de Alsácia, Brusque, n.5, p. 2, 29 jul. 1944. Acervo do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina. Fundo “Escolas/Grupos Escolares”.
ALMEIDA, Deni B. de. Meus patrícios! A Criança Brasileira, Grupo Escolar Lauro Müller, Florianópolis, ano 1, n.4-5, p. 2, 12 nov. 1942. Acervo da Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina. Disponível na Hemeroteca Digital Catarinense.
ALVES, Aurí Rodrigues. O blackout em Florianópolis. A Criança Brasileira, Grupo Escolar Lauro Müller, Florianópolis, ano 1, n.4-5, p. 3, 12 nov. 1942. Acervo da Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina. Disponível na Hemeroteca Digital Catarinense.
BITINARDI, Armando. O Brasil em face do mundo. A Voz da Infância, Grupo Escolar Santa Catarina, Campos Novos, n.3, capa, mai. 1942. Acervo do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina. Fundo “Escolas/Grupos Escolares”.
BLOSFELD, Valdemar. O Brasil em Guerra. Alerta Estudantes, Grupo Escolar José Bonifácio, Blumenau, n.13, p.2, nov. 1942. Acervo do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina. Fundo “Escolas/Grupos Escolares”.
BORBA, Eraclides. A Paz. O Beija-Flor, Araranguá, p.4 mai. 1945. Acervo do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina. Fundo “Escolas/Grupos Escolares”.
BRASIL. Decreto-lei nº 2.265, de 25 de janeiro de 1938. 1938a. Disponível em Portal da Câmara dos Deputados. Acesso em: 27 jun. 2025.
BRASIL. Decreto-lei nº 383 de 18 de abril de 1938. 1938b. Disponível em Portal da Câmara dos Deputados. Acesso em: 27 jun. 2025.
BRASIL. Decreto-lei nº 868, de 18 de novembro de 1938. 1938c. Disponível em Portal da Câmara dos Deputados. Acesso em: 27 jun. 2025.
CASTRO, Alisson Souza. São Pedro. Verbete. In: BRUSQUE, Enciclopédia Virtual. Casa Brusque Virtual, Prefeitura Municipal de Brusque, s/a. Disponível em: https://enciclopedia.brusque.sc.gov.br/index.php?title=S%C3%A3o_Pedro#Educa.C3.A7.C3.A3o. Acesso em: 23 jun. 2025.
COMAZONE, Ivo. Volta a liberdade sobre a terra! A Voz da Infância, Grupo Escolar Santa Catarina, Campos Novos, n.2, p.1, 30 mai. 1945. Acervo do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina. Fundo “Escolas/Grupos Escolares”.
ESCOLANO BENITO, Agustín. A escola como cultura: experiência, memória e arqueologia. Tradução e revisão técnica de Heloísa Helena Pimenta Rocha e Vera Lucia Gaspar da Silva. Campinas/SP: Editora Alínea, 2017.
ESCOLANO BENITO, Agustín. Emoções & Educação: a construção histórica da educação emocional. Tradução e revisão técnica de Heloísa Helena Pimenta Rocha e Andréa Bezerra Cordeiro. Campinas/SP: Mercado das Letras, 2021.
EMÍLIA, Maria. A imigração de colonos estrangeiros. A Voz da Infância, Grupo Escolar Santa Catarina, Campos Novos, n.1, p.5, 30 mar. 1942. Acervo do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina. Fundo “Escolas/Grupos Escolares”.
FAVERI, Marlene de. Memórias de uma (outra) Guerra: cotidiano e medo durante a Segunda Guerra em Santa Catarina. Itajaí: Editora da Univali/Florianópolis: Ed. da UFSC, 2004.
FREINET, Celestin. O jornal escolar. Tradução de Filomena Quadros Branco. Lisboa: Estampa, 1974.
GLASENAPP, Artur. A Guerra. Alerta Estudantes, Grupo Escolar José Bonifácio, Blumenau, n.43, p.3, 31 ago. 1944. Acervo do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina. Fundo “Escolas/Grupos Escolares”.
GENOVÊNCIO, Judite. Semana da Borracha. O Beija-Flor, Araranguá, p.1, jul. 1943. Acervo do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina. Fundo “Escolas/Grupos Escolares”.
KOSELLECK, Reinhart. Estratos do tempo. Estudos sobre a história. Tradução de Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto: PUC/Rio, 2014.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto; Puc/Rio: 2006.
KLUG, João. A escola alemã em Santa Catarina. In: DALLABRIDA, Norberto (org.) Mosaico de escolas: modos de educação em Santa Catarina na Primeira República. Florianópolis: Cidade Futura, 2003, p. 141-154.
MOURA, Mauricio C. Nossa cidade às escuras. O Estudante, Grupo Escolar Jerônimo Coelho, Laguna, n.6, p. 2, 30 set. 1942. Acervo do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina. Fundo “Escolas/Grupos Escolares”.
OLIVEIRA, Nadir. A agressão aos nossos navios. A Criança Brasileira, Florianópolis, Grupo Escolar Lauro Müller, ano 1, n.4-5, p. 2, 12 nov. 1942. Acervo da Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina. Disponível na Hemeroteca Digital Catarinense.
OTTO, Clarícia. As escolas italianas entre o político e o cultural: discursos e tensões na construção de sujeitos. In: DALLABRIDA, Norberto (org.) Mosaico de escolas: modos de educação em Santa Catarina na Primeira República. Florianópolis: Cidade Futura, 2003, p. 105-140.
PRAZERES, Eloisa M. A Campanha da Borracha. Estudante, Grupo Escolar Professor José Brasilício, Biguaçu, n.11, p.2, 31 jul. 1943. Acervo do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina. Fundo “Escolas/Grupos Escolares”.
QUEROSENE. A Primavera, Escola Isolada Estadual de Alsácia, Brusque, n.8, p. 2, 24 set. 1942. Acervo do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina. Fundo “Escolas/Grupos Escolares”.
QUINTANEIRO, Tania. Plantando nos campos do inimigo: japoneses no Brasil na Segunda Guerra Mundial. Estudos Ibero-Americanos. PUCRS, v. XXXII, n. 2, p. 155-169, dezembro 2006.
RIBEIRO, Erotildes. Estrela do Sul, Escola Mista Estadual Desdobrada de Passagem, Laguna, n.6, p.2, 30 set. 1942. Acervo do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina. Fundo “Escolas/Grupos Escolares”.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Tradução de Alain François et al. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2007.
RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa: o tempo Narrado, v.1, Tradução de Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
ROHREGGER, Almo. Campanha Pró-Aviação. Voz da Serra, Grupo Escolar Adelina Régis, Videira, n.19, p. 3-4, 30 set. 1942. Acervo do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina. Fundo “Escolas/Grupos Escolares”.
SANTA CATARINA. Decreto n.2.991, de 28 de abril de 1944. Circular n.42, Florianópolis, 10 de maio de 1944. In: Circulares de 1943 e 1944. Departamento de Educação. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado, 1945. Acervo IDCH/FAED/UDESC, Coleção Elpídio Barbosa.
SILVA, Cristiani Bereta da. Patrimônio Educativo. In: CARVALHO, Aline; MENEGUELLO, Cristina (org.) Dicionário Temático de Patrimônio: debates contemporâneos. Campinas/SP, Editora UNICAMP, 2020, p. 205-209.
SILVA, Cristiani Bereta da; et al. Catálogo Jornais Escolares Catarinenses. Florianópolis: E-book, 2023. Disponível em: https://jornaisescolarescatarinenses.webnode.page/catalogo/. Acesso em: 22 jun. 2025.
SILVA, Cristiani Bereta da; VIEIRA, Vitor Marcelo. Jornal escolar O Girafinha como vestígio de culturas de escola e de memórias (Maravilha/SC - Décadas de 1970-1980). História da Educação, v. 28, p. 1-26, 2024, DOI: https://doi.org/10.1590/2236-3459/133348
TRANCOSO, Osvaldo. A Voz da Infância, Grupo Escolar Santa Catarina, Campos Novos, n.5, p.2, 30 set. 1943. Acervo do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina. Fundo “Escolas/Grupos Escolares”.
TRINDADE, Luiz Sanches Bezerra da. Instruções para o Jornal Escolar. Circular n.7, Florianópolis, 12 de abril de 1937. In: SANTA CATARINA. Circulares de 1930 e 1941. Departamento de Educação. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado, 1941, p.27. Acervo IDCH/FAED/UDESC, Coleção Elpídio Barbosa.
VIDAL, Diana Gonçalves. Cultura e prática escolares: uma reflexão sobre documentos e arquivos escolares. In: SOUZA, Rosa F. e VALDEMARIN, Vera T. (org.) A cultura escolar em debate: questões conceituais, metodológicas e desafios para a pesquisa. Campinas, SP: autores Associados, 2005, p.3-30.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Momento - Diálogos em Educação 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.