ARQUIVOS ESCOLARES E ACERVOS DIGITAIS NO NORDESTE BRASILEIRO
limites e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v33i1.16524Palavras-chave:
História da Educação, Fontes Históricas , Fontes HistóricasResumo
O artigo trata da importância dos arquivos escolares para a história da educação. Estes, utilizados adequadamente e disponibilizados em websites, repositórios, centros de memória etc., constituem uma fonte inesgotável de pesquisas em âmbito regional, nacional e internacional. Neste artigo, apresentamos o trabalho de higienização, digitalização e catalogação realizados por estudantes de pós-graduação, vinculados ao Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Educação no Sertão do São Francisco – Gephesf e aos Programas de Pós-Graduação na área da Educação da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina e Mata Norte. Este trabalho constitui uma das determinações do curso de mestrado profissional que além da dissertação, deve-se apresentar um produto. Nesta etapa, tem-se organizado acervos digitais de instituições escolares dos Estados de Pernambuco, Bahia e Piauí. Em relação à metodologia, o trabalho reúne acervos digitais de ginásios e escolas polivalentes entre os 1940 e 1970, com destaque para o levantamento realizado na Escola Polivalente Emídio Cavalcanti de Albuquerque, localizada no Cabo de Santo Agostinho, litoral pernambucano. Interessa-nos compreender como o processo de conservação e/ou preservação tem afetado/modificado a visão da comunidade escolar sobre a importância de preservação da história e memória da escola. O texto dialoga com os estudos de Souza (2014); Furtado (2011); Santos (2015); Macedo & Goellner (2018).
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Referências
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