ARQUIVOS ESCOLARES E ACERVOS DIGITAIS NO NORDESTE BRASILEIRO

limites e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v33i1.16524

Palavras-chave:

História da Educação, Fontes Históricas , Fontes Históricas

Resumo

O artigo trata da importância dos arquivos escolares para a história da educação. Estes, utilizados adequadamente e disponibilizados em websites, repositórios, centros de memória etc., constituem uma fonte inesgotável de pesquisas em âmbito regional, nacional e internacional. Neste artigo, apresentamos o trabalho de higienização, digitalização e catalogação realizados por estudantes de pós-graduação, vinculados ao Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Educação no Sertão do São Francisco – Gephesf e aos Programas de Pós-Graduação na área da Educação da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina e Mata Norte. Este trabalho constitui uma das determinações do curso de mestrado profissional que além da dissertação, deve-se apresentar um produto. Nesta etapa, tem-se organizado acervos digitais de instituições escolares dos Estados de Pernambuco, Bahia e Piauí. Em relação à metodologia, o trabalho reúne acervos digitais de ginásios e escolas polivalentes entre os 1940 e 1970, com destaque para o levantamento realizado na Escola Polivalente Emídio Cavalcanti de Albuquerque, localizada no Cabo de Santo Agostinho, litoral pernambucano. Interessa-nos compreender como o processo de conservação e/ou preservação tem afetado/modificado a visão da comunidade escolar sobre a importância de preservação da história e memória da escola. O texto dialoga com os estudos de Souza (2014); Furtado (2011); Santos (2015); Macedo & Goellner (2018).

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Biografia do Autor

Nilton Ferreira Bittencourt Jr, Univ Federal do Piauí - UFPI

Pedagogo pela FaE – UFMG, Mestre em Educação Tecnológica – CEFET-MG, Doutor em Educação, PPGEd-UFU, Professor da Universidade Federal do Piauí-CSHNB. Membro da SBHE; dos grupos de pesquisa GEPEHSF-UPE, NAAAB-CEFET-MG e Líder do NUTEPP-UFPI. E-mail: niltonbittencourt@ufpi.edu.br

Silvano Ramos Santana, Universidade de Pernambuco

Professor da Rede Estadual de Pernambuco, Gestor de Escola Técnica Estadual em Pernambuco, Mestre em Educação pela Universidade de Pernambuco/UPE-PE, Membro da SBHE; Membro do GEPHESF-UPE – Grupo de pesquisa em História da Educação no Sertão do São Francisco. E-mail: silvano.ramoss@upe.br

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Artigo e/ou matéria de jornal em meio eletrônico

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Publicado

2024-04-16

Como Citar

Ferreira Bittencourt Jr, N., & Ramos Santana, S. (2024). ARQUIVOS ESCOLARES E ACERVOS DIGITAIS NO NORDESTE BRASILEIRO: limites e possibilidades. Momento - Diálogos Em Educação, 33(1), 169–184. https://doi.org/10.14295/momento.v33i1.16524

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