O ENSINO DE CIÊNCIAS:

INVESTIGANDO PRÁTICAS EM UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA A PARTIR DE OBJETOS E RELATOS DE MEMÓRIA – 1974/2012

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v33i1.16456

Palavras-chave:

Cultura material., Formação de acervos., Ensino de ciências.

Resumo

A cultura material escolar participa do processo de ensino-aprendizagem, porém ainda não são comuns investigações que analisam as práticas escolares usando os artefatos como fontes de pesquisa. Quando os investigadores se propõem a estudar as práticas escolares são escassos os registros então, em diversas situações, só é possível localizar vestígios dessas práticas em objetos de ensino que, em muitas situações, ficam esquecidos nos armários e nos porões das escolas. As informações das práticas escolares têm se perdido com o passar do tempo e esse é um motivo da urgência de se ampliar as fontes de pesquisa sobre esse tema. O objetivo deste trabalho é verificar as práticas do ensino de ciências para crianças da Escola Estadual Raul Saddi, localizada no município de Diadema/SP, no período de 1974-2012, usando a cultura material escolar, os relatos de memória e os diários de classe como fontes de pesquisa. O trabalho foi desenvolvido em duas etapas: a primeira foi a caracterização do acervo histórico dos objetos de ensino de ciências da escola e a escolha dos artefatos mais significativos para aquela comunidade; a segunda foi a análise direta dos objetos e a realização de entrevistas para compor as análises. A investigação mostrou que uma arcada dentária e um torso bissexual foram os objetos mais citados pelos sujeitos investigados na pesquisa. As marcas de uso dos materiais e as entrevistas mostraram as disputas pela significação dos objetos e do currículo de ciências, especialmente quando se tratava do ensino das características do corpo humano. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reginaldo Alberto Meloni, Unifesp

Reginaldo Alberto Meloni. E-mail: meloni@unifesp.br. Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4664-1079. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Grupo de Pesquisa em História da Educação em Ciências, Unifesp/campus Diadema.

Ana Paula, Unifesp

Ana Paula Borges Eloi. E-mail: a.eloi@unifesp.br. Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9571-0296. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Grupo de Pesquisa em História da Educação em Ciências, Unifesp/campus Diadema.

 

Referências

ALBERTI, Verena. Manual de História Oral. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2013.

BARLETTA, Jacy Machado. Arquivos ou museus. Qual o lugar dos acervos escolares? Revista brasileira de história da educação, n. 10, p. 101-122, jul./dez. 2005.

BENCOSTTA, Marcus Levy. Memória e Cultura Escolar: a imagem fotográfica no estudo da escola primária de Curitiba. História, São Paulo, v.30, n.1, p. 397-411, jan/jun. 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-90742011000100019

BRASIL. LEI 11.274 de 6 de fevereiro de 2006. Altera a redação dos arts. 29, 30, 32 e 87 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade. Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11274.htm#:~:text=LEI%20N%C2%BA%2011.274%2C%20DE%206%20DE

%20FEVEREIRO%20DE%202006.&text=Altera%20a%20reda%C3%A7%C3%A3o%20dos

%20arts,(seis)%20anos%20de%20idade.>. Acesso em: 10 jan. 2023.

CORDOVA, Tania. Redações, cartas e composições livres: o caderno escolar como objeto da cultura material da escola (LAGES/SC - 1935). Hist. Educ. (Online), Porto Alegre, v. 20, n. 49, p. 209-226, mai/ago. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/2236-3459/58637

ESCOLANO BENITO, Agustin. A escola como cultura: experiência, memória e arqueologia. Campinas, SP: Editora Alínea, 2017.

EXPANSÃO DO ENSINO DE 1974. Diadema Jornal, São Paulo, 31 de jan. 1975, p. 5.

FELGUEIRAS, Margarida Louro. Herança educativa e museus: Reflexões em torno das práticas de investigação, preservação e divulgação histórica. Rev. bras. hist. Educ, Campinas, v. 11, n.1, p.67-92, jan/abr. 2011.

FUNARI, Pedro Paulo; ZARANKIN, Andrés. Cultura material escolar: o papel da arquitetura. Pro- Posições, v. 16, n. 1, p. 135-144, jan/abr. 2005.

GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Analisando Imagens: um ensaio sobre a criação de fontes narrativas para compreender os Grupos Escolares. Bolema, Rio Claro, v. 23, n. 35A, abr. 2010.

GIUSTI, Bruna Lima Ramos; GODOI, Anieli Joana de; COSTA, David Antonio da.. Cadernos escolares como patrimônio da educação brasileira. ACERVO – Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 315-333. 2020.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas, SP: Editora Unicamp, 1996.

MELONI, Reginaldo Alberto; ALCÂNTARA, Wiara Rosa Rios. Scientific didactic materials and the history of the Natural Science teaching in São Paulo (1880-1901). Educ. Pesqui., São Paulo, v. 45, e207546, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945207546

MOGARRO, Maria João. Arquivos e educação a construção da memória educativa. Revista brasileira de história da educação, n. 10, p. 75-99, jul./dez. 2005.

MOGARRO, Maria João. et al. Inventário e digitalização do patrimônio museológico da educação – Um projecto de preservação e valorização do patrimônio. História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, v. 14, n. 30, p. 153-179, jan./abr. 2010.

MUNAKATA, Kazumi. Livro didático como indício da cultura escolar. Hist. Educ. (Online), Porto Alegre v. 20 n. 50 Set/dez, p. 119-138, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/2236-3459/624037

SÃO PAULO (Estado). DECRETO 41.106 de 30 de novembro de 1962. Dispõe sobre a criação de grupos escolares. Diário Oficial do Estado de São Paulo. ano LXXII, n. 264, p. 6, 01 dez. 1962.

SÃO PAULO (Estado). Arquivo da E.E. Raul Saddi. Diários de classe, 2009, 2010, 2011.

SOUZA, Rosa Fátima. Preservação do Patrimônio Histórico Escolar no Brasil: notas para um debate. Revista Linhas, Florianópolis, v. 14, n. 26, p. 199 – 221, jan./jun. 2013. DOI: https://doi.org/10.5965/1984723814262013199

TOLEDO, Cézar de Alencar Arnaut de.; GIMENEZ, José Carlos. Educação e Pesquisa Fontes e Documentos. In:

CASIMIRO, Ana Palmira Bittencourt S.; LOMBARDI, José Claudinei.; MAGALHAES, Lívia Diana Rocha (orgs.). A Pesquisa e a Preservação de Arquivos e Fontes para a Educação, Cultura e Memória. 2 ed. Campinas: Alínea, 2012, p. 109-125.

VIDAL, Diana Gonçalves. Cultura e práticas escolares: uma reflexão sobre documentos e arquivos escolares. s. l., 2004 (Publicado em CD-ROM).

Downloads

Publicado

2024-04-16

Como Citar

Meloni, R. A., & Eloi, A. P. B. . (2024). O ENSINO DE CIÊNCIAS:: INVESTIGANDO PRÁTICAS EM UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA A PARTIR DE OBJETOS E RELATOS DE MEMÓRIA – 1974/2012. Momento - Diálogos Em Educação, 33(1), 69–89. https://doi.org/10.14295/momento.v33i1.16456