O ENSINO DE CIÊNCIAS:
INVESTIGANDO PRÁTICAS EM UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA A PARTIR DE OBJETOS E RELATOS DE MEMÓRIA – 1974/2012
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v33i1.16456Palavras-chave:
Cultura material., Formação de acervos., Ensino de ciências.Resumo
A cultura material escolar participa do processo de ensino-aprendizagem, porém ainda não são comuns investigações que analisam as práticas escolares usando os artefatos como fontes de pesquisa. Quando os investigadores se propõem a estudar as práticas escolares são escassos os registros então, em diversas situações, só é possível localizar vestígios dessas práticas em objetos de ensino que, em muitas situações, ficam esquecidos nos armários e nos porões das escolas. As informações das práticas escolares têm se perdido com o passar do tempo e esse é um motivo da urgência de se ampliar as fontes de pesquisa sobre esse tema. O objetivo deste trabalho é verificar as práticas do ensino de ciências para crianças da Escola Estadual Raul Saddi, localizada no município de Diadema/SP, no período de 1974-2012, usando a cultura material escolar, os relatos de memória e os diários de classe como fontes de pesquisa. O trabalho foi desenvolvido em duas etapas: a primeira foi a caracterização do acervo histórico dos objetos de ensino de ciências da escola e a escolha dos artefatos mais significativos para aquela comunidade; a segunda foi a análise direta dos objetos e a realização de entrevistas para compor as análises. A investigação mostrou que uma arcada dentária e um torso bissexual foram os objetos mais citados pelos sujeitos investigados na pesquisa. As marcas de uso dos materiais e as entrevistas mostraram as disputas pela significação dos objetos e do currículo de ciências, especialmente quando se tratava do ensino das características do corpo humano.
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