FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR POR MEIO DA PESQUISA NO ENSINO NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
percepções de licenciandos em ciências da natureza.
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14143Palavras-chave:
Ensino de Ciências; Interdisciplinaridade; Sequência Didática; Formação Docente.Resumo
A formação de professores de Ciências leva em consideração uma série de fatores que vão
desde aspectos pessoais e culturais até aspectos sociais e econômicos. Além disso, quando se pensa numa formação interdisciplinar, o processo torna-se ainda mais complexo, tendo em vista que existem poucas investigações sobre essa temática. No entanto, estudos mostram que trabalhar a pesquisa no ensino, com o uso de Sequências Didáticas Interdisciplinares (SDI), pode contribuir para a formação docente voltada para a interdisciplinaridade. Com base nessa perspectiva, objetivou-se investigar, segundo as percepções de residentes pedagógicos em Ciências da Natureza, as contribuições de uma experiência formativa envolvendo pesquisa no ensino e práticas interdisciplinares para a formação interdisciplinar. Neste trabalho qualitativo foi utilizado o paradigma da fenomenologia para investigar as percepções e as experiências dos participantes, obtidas por meio de questionários e de relatos de experiências e depois analisadas por meio da análise de conteúdos de Bardin. Os resultados mostraram que os residentes compreendem a interdisciplinaridade, conforme autores como Fazenda (2011), Melo (2015), Shaw (2019), dentre outros que fundamentam este estudo, bem como a relacionam com a pesquisa no ensino e com a utilização de SDI. Ainda, todos concordam que tais ferramentas contribuem para a reflexão e para a melhoria de sua própria prática pedagógica.
Downloads
Referências
ALVES, Denilce de Castro; MOURA, Daniela de Deus; SILVA; Walteíse Rodrigues da; ALVES, Dorisane Castro; FIGUEIREDO, Viviane Monteiro de. Interdisciplinaridade e a Formação do Professor. Orientadora: Odiva Silva Xavier. 2006. 45 f. TCC (Graduação) – Curso de Pedagogia, Faculdade de Ciências da Educação, CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA – UniCEUB , Brasilia, 2006. Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6737, Acesso: 17/03/2022.
ANDRADE, Arnon Alberto Mascarenhas de. O estágio Supervisionado e a Práxis Docente. Estágio curricular, v. 21, 2005.
ARAÚJO, Denise Lino de. O que é (e como faz) sequência didática? Entrepalavras, v. 3, n. 1, p. 322-334, 2013.
ARAÚJO, Osmar Hélio Alves. Política Nacional de Formação de Professores com residência pedagógica: para onde caminha o estágio supervisionado?. Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, p. 253-273, 2019.
BRASIL, União Marista. Projeto Educativo do Brasil Marista: nosso jeito de conceber a educação básica. Brasília: Umbrasil, v. 132, 2010.
BRASIL, Programa Residência Pedagógica. Portaria nº 38, de 28 de fevereiro de 2018. 2018. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/28022018-portaria-n-38-institui-rp-pdf.Superior com os sistemas municipais e estaduais de ensino.
CANTONI, Jaqueline; ROCHEMBACH, Eduarda Souza; CHIAPINOTO, Mayara Luza; LAUXEN, Ademar Antonio. Estágio Curricular Supervisionado: perspectivas e desafios de constituir-se educador em tempos de pandemia. Revista Insignare Scientia-RIS, v. 4, n. 3, p. 369-385, 2021.
DAL MOLIN, Viviane Terezinha Sebalhos; ILHA, Phillip; LIMA,Ana; CARLAN, Carolina, SOARES, Félix. Práticas Interdisciplinares no Ensino Médio Integrado: concepções dos docentes das áreas técnicas e básicas. Acta Scientiae, v. 18, n. 3, 2016.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro. Edições Loyola, 2011.
FLORENTINO, José Augusto; RODRIGUES, Léo Peixoto. Disciplinaridade, interdisciplinaridade e complexidade na educação: desafios à formação docente. Educação Por Escrito, v. 6, n. 1, p. 54-67, 2015.
FRANCO, Donizete Lima. A importância da sequência didática como metodologia no ensino da disciplina de física moderna no ensino médio. Revista triângulo, v. 11, n. 1, p. 151-162, 2018.
GALIAZZI, Maria do Carmo; MORAES, Roque. Educação pela pesquisa como modo, tempo e espaço de qualificação da formação de professores de ciências. Ciência & Educação (Bauru), v. 8, n. 2, p. 237-252, 2002.
GATTÁS, Maria Lúcia Borges; FUREGATO, Antonia Regina Ferreira. A interdisciplinaridade na educação. Revista Rene, v. 8, n. 1, p. 85-91, 2007.
JORDÃO, Rosana dos Santos. Tutoria e pesquisa-ação no estágio supervisionado: contribuições para a formação de professores de biologia. 2005. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
JÚNIOR, Leandro Passarinho Reis; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues. O Programa Residência Pedagógica e a aproximação com a docência em biologia: vivências, desafios e possibilidades. Revista da Faculdade de Educação, v. 34, n. 2, p. 101-120, 2020.
LIMA, Maria Socorro Lucena; PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e docência: diferentes concepções. Poiésis pedagógica, v. 3, n. 3 e 4, p. 5-24, 2006.
MARTINS, Joel; BOEMER, Magali Roseira; FERRAZ, Clarice Aparecida. A fenomenologia como alternativa metodológica para pesquisa algumas considerações. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 24, n. 1, p. 139-147, 1990.
MELO, Wilma Castro Ribeiro Alves de. Interdisciplinaridade: a trajetória histórica de um conceito. X Encontro Regional Nordeste de História Oral, Salvador/Bahia, 2015.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.
NASCIMENTO, Vilmar da Silva. Revitalização de hortas escolares com plantas medicinais como cenário pedagógico. 2019. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco.
NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António (coord). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
PEREIRA, Júlio Emílio Diniz. As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente. Educação & sociedade, v. 20, n. 68, p. 109-125, 1999.
PIATTI, Tânia Maria; MERCADO, Luís Paulo Leopoldo; OLIVEIRA, Antonio Valdir; SANTOS, Arlindo Alexandre dos; MURTA, Elriley Gomes; MONTE, Geane Magalhâes; CAVALCANTE, Marcy Cândido Moraes; ABREU, Nitecy Gonçalves de. A formação do professor pesquisador do ensino médio: uma pesquisa ação em educação e saúde. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v. 3, p. 23-41, 2008.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 3ª edição. 2012.
RODRIGUES, Marli de Fátima. Da racionalidade técnica à epistemologia da prática: a proposta de formação de professores e pedagogos nas políticas oficiais atuais. 2005. Tese de Doutorado.
SANTOS, Aline Fernandes dos; POSSA, Joce Daiane Borilli. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. SENPE-Seminário Nacional de Pesquisa em Educação, v. 3, n. 1, 2020.
SANTOS, Humberto Corrêa dos. Formação de Professores: Abordagens Conceituais e Realidade de Algumas Práticas Realizadas no Contexto Brasileiro. Estação Científica (FESJF. Online), v. 1, p. 1-20, 2013.
SEIXAS, Rita Helena Moreira; CALABRÓ, Luciana; SOUSA, Diogo Onofre. A Formação de professores e os desafios de ensinar Ciências. Revista Thema, v. 14, n. 1, p. 289-303, 2017.
SHAW, G. S. L. A pesquisa no ensino e suas contribuições para a formação interdisciplinar de licenciandos em ciências da natureza. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Revista Cenas Educacionais, Caetité – Bahia - Brasil, v. 2, n. 2, p. 186-213, jul./dez. 2019.ISSN: 2595-4881213Educação e Ensino de Ciências) –Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: química da vida e saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre,2018.
SHAW, Gisele Soares Lemos. Curso de Formação em Práticas Interdisciplinares e Investigativas e as Percepções Iniciais de Residentes Pedagógicos em Formação Sobre Interdisciplinaridade e Pesquisa no Ensino. Cenas Educacionais, v. 2, n. 2, p. 186-213, 2019.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Editora Vozes Limitada, 2012.
TREVISAN, Andreia Cristina Rodrigues; DALCIN, Andréia. Formação interdisciplinar de professores: percepções de egressos de um curso de ciências naturais e matemática. Revista REAMEC-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática [recurso eletrônico]. Cuiabá, MT: Universidade Federal de Mato Grosso, 2020. Vol. 8, n. 2 (maio/ago. 2020), p. 206-231, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Momento - Diálogos em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.