REPRESENTAÇÃO TEMÁTICA DE ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
interpretações possíveis a partir das palavras-chave e da Lei de Zipf
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.14051Palavras-chave:
Análise Textual. Estatística da Produção Científica. Ensino de Ciências. Metodologia da Pesquisa.Resumo
Apresenta um recorte de dados produzidos a partir de uma pesquisa sobre investigação das produções científicas da Educação em Ciências, que tem se mostrado cada vez mais interdisciplinar e que tece interconexões com diferentes áreas do conhecimento. O objetivo geral foi descrever a contribuição das palavras-chave para a interpretação, categorização e análise das pesquisas científicas recuperadas em três plataformas digitais. Do ponto de vista metodológico o estudo representa uma oportunidade pertinente de destacar a contribuição da Lei de Zipf, terceira Lei da Bibliometria como campo metodológico aplicável para pesquisas na Educação em Ciências e em demais áreas afins. Acredita-se que o estudo poderá contribuir para a compreensão sobre a necessidade de observar as concepções linguísticas e semânticas na escolha de palavras-chaves que representam as produções científicas, considerando que as Revisões Sistemáticas e a Web Semântica implicam na recuperação documental em bases de dados científicas e na internet. O estudo demonstrou que a Lei de Zipf permiti coletar os termos dos documentos e compreender com assertividade o tema e os objetos retratados nas pesquisas da área, além de contribuir para a compreensão das tendências temáticas sobre as pesquisas da Educação em Ciências.
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