EDUCAÇÃO BÁSICA

reflexões no impedimento no ensino de ciências sobre a abordagem da experimentação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.15062

Palavras-chave:

Experimentação. Ciências. Desafios. Professor.

Resumo

O processo da experimentação no ensino de ciências deve proporcionar o meio de motivação para o aprendizado no dia a dia na escola, de uma maneira que possibilite o professor estimular o desenvolvimento cognitivo do seu aluno, mas para isso é necessário observar a realidade com as quais o docente trabalha e vivencia suas experiências pedagógicas. Neste artigo apresentamos relatos sobre os desafios enfrentados por professores de ciências da educação básica no ensino fundamental anos finais na região norte do Brasil, quanto ao processo de ensino e aprendizagem sobre a prática da experimentação, tendo como base uma pesquisa de forma qualitativa com método exploratório realizado por meio de levantamento de dados com docentes sobre experiências profissionais nas aulas de ciências e de acordo com resultado foi evidenciado impasses no que se refere o processo de aprendizado por meio da atividade prática.

Palavras-chave: Experimentação. Ciências. Desafios. Professor.  

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Biografia do Autor

Jany Fabia Ferreira, SEDUC- AM

Mestre em Ciências da Educação pela Universidad de la Integración de las Américas – Paraguai. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas - IFAM. E-mail de contato: Jany.praia@gmail.com

Lucilene da Silva Paes, Instituto Federal do Amazonas - IFAM

Doutora em Agronomia Tropical pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Mestre em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA. Graduação em licenciatura em ciências biológicas pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Professora da Pós-Graduação em Ensino Tecnológico - PPGET do Instituto Federal do Amazonas - IFAM. E-mail de contato: lucilene.paes@ifam.edu.br

 

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Publicado

2023-04-10

Como Citar

Ferreira, J. F., & Paes, L. da S. (2023). EDUCAÇÃO BÁSICA: reflexões no impedimento no ensino de ciências sobre a abordagem da experimentação. Momento - Diálogos Em Educação, 32(01), 146–161. https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.15062

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