v. 31 n. 03 (2022): Dossiê Temático: A PESQUISA EM EDUCAÇÃO E SUAS INTERFACES METODOLÓGICAS E EPISTEMOLÓGICAS

					Visualizar v. 31 n. 03 (2022): Dossiê Temático: A PESQUISA EM EDUCAÇÃO E SUAS INTERFACES METODOLÓGICAS E EPISTEMOLÓGICAS

A pesquisa na educação tem sido um movimento singular em relação aos avanços de estudos educacionais. Por isso, propomos neste dossiê estabelecer diálogos sobre estas perspectivas da pesquisa em educação e suas interfaces metodológica e epistemológica. Assim, os textos que o compõe remetem as abordagens de pesquisa, instrumentos de produção de dados, técnicas de análise de dados entre outras reflexões relacionadas ao tema.

Nesse Dossiê, buscamos disseminar as produções resultantes de estudos e pesquisas realizadas em contexto educacional (nacional e internacional) que visam a reconfiguração da pesquisa em educação. Versa sobre a pesquisa e suas interfaces, dando visibilidade às perspectivas metodológicas e epistemológicas no campo da Educação. As discussões aqui propostas dialogam sobre investigações diversas, considerando as especificidades de cada interface apresentada e sua contribuição no campo de pesquisas quer seja metodologicamente quer seja epistemologicamente.

Publicado: 2022-11-26

Edição completa

Dossiê temático

  • NOTAS PARA O TRABALHO COM A HERMENÊUTICA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

    Rodrigo Matos-de-Souza
    26-40
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14038
  • A ANÁLISE DO DISCURSO uma abordagem teórico-metodológica em pesquisa de formação docente

    Célia Zeri de Oliveira, Jailma Bulhões Campos , Marcia Andréa Almeida de Oliveira
    41-67
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14053
  • PESQUISA BIOGRÁFICA NO CAMPO DAS MIGRAÇÕES E DA INTERCULTURALIDADE

    José González-Monteagudo, Mario León-Sánchez
    68-86
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14010
  • ROTAS ANALÍTICAS EM CÓDIGO DE ONTOLOGIA CRÍTICA categorias para aludir às práticas de si contemporâneas

    Oscar Jaramillo
    86-107
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14519
  • A METODOLOGIA DE AUTOCONFRONTAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES NA AULA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA

    Janaína Zaidan Bicalho Fonseca
    107-125
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14020
  • RODA DE CONVERSA ON-LINE perspectivas e desafios da técnica

    Lilian Moreira Cruz, Lívia Andrade Coelho
    126-143
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14008
  • A AUTOSCOPIA NA INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO compreensão teórico-metodológica de uma observação reflexiva

    Rita de Cássia Souza Nascimento Ferraz
    144-160
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14279
  • A TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO NA PESQUISA QUALITATIVA práticas de formação continuada para as coordenadoras pedagógicas do município de Cordeiros-Bahia

    Zenaura Sousa Sobrinho Pessoa, Nilma Margarida de Castro Crusoé
    161-178
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14305
  • MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO um diálogo para pesquisa sobre a qualidade de vida

    Welton Cardoso Júnior, Claudio Pinto Nunes, Berta Leni Costa Cardoso
    179-200
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14100
  • PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA imbricação de múltiplos e complexos fatores das abordagens investigativas

    Márcia Mineiro, Mara A. Alves da Silva, Lúcia Gracia Ferreira
    201-218
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14538

Artigos

  • A CATEGORIA GRAMATICAL VERBO E QUESTÕES NORMATIVAS QUE ENVOLVEM O PORTUGUÊS BRASILEIRO

    Sheila Fabiana de Pontes Casado, Edmilson Luiz Rafael
    219-236
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.13943
  • BRANQUITUDE E PRIVILÉGIOS

    Janete Santos da Silva Monteiro de Camargo, Eliane Rose Maio, Teresa Kazuko Teruya
    237-254
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.13993
  • EFEITOS DA PANDEMIA NA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA

    Francisco Elionardo de Melo Nascimento , Grazielly Stefany Pinto Fontinele, Laís Raiane Feitosa Melo Paulino
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14061
  • ALÉM DA SALA DE AULA desafios e (im)possibilidades do ensino remoto emergencial

    Robson Lima de Arruda, Robéria Nádia Araújo Nascimento
    278-297
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14067
  • REFLEXOS NEOLIBERAIS discursos sobre o trabalho em coleções didáticas de Projeto de Vida do Novo Ensino Médio

    Francisco Vieira da Silva, Edvânia Batista de Morais
    298-315
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14120
  • FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR POR MEIO DA PESQUISA NO ENSINO NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA percepções de licenciandos em ciências da natureza.

    Maycon dos Santos Souza, Gisele Soares Lemos Shaw
    317-341
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14143
  • ESTADO DA ARTE DOS MEMES Em busca de novos caminhos investigativos para o ensino de Língua Portuguesa

    Luisyane Terrado, Marize Aranha
    342-366
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14179
  • O LUGAR DA LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL um estado do conhecimento das produções entre os anos de 2013 e 2022

    Carolina dos Santos Espindola, Juliane de Oliveira Alves Silveira
    366-390
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14972
  • CORPOS REDONDOS E POLIEDROS Manifestações de uma professora do 5º ano do Ensino Fundamental

    Wagner Marcelo Pommer, Gabriela Amorim Araújo Duruix
    391-411
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14182

Resenha

  • A UNIVERSIDADE FORA DO ARMÁRIO Inclusão educacional e estresse acadêmico

    Suzaneide Oliveira Medrado
    412-415
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.13989