REFLEXOS NEOLIBERAIS

discursos sobre o trabalho em coleções didáticas de Projeto de Vida do Novo Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14120

Palavras-chave:

Discurso. Trabalho. Ensino médio. Neoliberalismo.

Resumo

O artigo analisa coleções didáticas de Projeto de Vida, com o intuito de investigar como os discursos sobre o trabalho presentes nesses materiais didáticos articulam-se com a racionalidade neoliberal, a qual matizou todo o processo de reconfiguração curricular por que passou o ensino médio brasileiro nos últimos anos, notadamente no que se refere ao Novo Ensino Médio (NEM) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O aparato teórico ancora-se, especialmente, nas teorizações de Michel Foucault em torno do discurso, do enunciado e nas reflexões sobre o neoliberalismo. O corpus é formado por enunciados extraídos de três coleções didáticas de Projeto de Vida, aprovadas no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), edição de 2021. A partir da análise, foi possível constatar que os discursos produzidos estão alinhados à racionalidade neoliberal, pois defendem valores relativos à flexibilidade, resiliência e concorrência.    

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Biografia do Autor

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Doutor em Linguistica. Universidade Federal Rural do Sem-Árido, Caraúbas, Rio Grande do Norte, Brasil. 

Edvânia Batista de Morais, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Mestranda em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Professora da rede estadual de ensino da Paraíba e da rede municipal de Belém do Brejo do Cruz-PB. 

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Publicado

2022-11-26

Como Citar

Vieira da Silva, F., & Batista de Morais, E. . (2022). REFLEXOS NEOLIBERAIS: discursos sobre o trabalho em coleções didáticas de Projeto de Vida do Novo Ensino Médio . Momento - Diálogos Em Educação, 31(03), 298–315. https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14120

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