A AUTOSCOPIA NA INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO

compreensão teórico-metodológica de uma observação reflexiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14279

Palavras-chave:

Desenvolvimento. Metodologia. Observação. Prática Pedagógica

Resumo

O trabalho apresenta considerações teóricas e metodológicas sobre a autoscopia como ferramenta de investigação de abordagem reflexiva. Essa perspectiva possibilita a compreensão da autoscopia como técnica de observação reflexiva inserida na pesquisa em diversas áreas, tendo como foco principal a Educação. O recorte teórico apresenta, àprincípio, uma análise de estudos que enunciam funções da autoscopia como avaliação de si mesmo através da confrontação da imagem de si, possibilidade de uma modificação da ação pela percepção de causas e efeitos e percepção de aspectos que antes desconhecia e constatação de contradições. Metodologicamente a utilização da autoscopia como elemento mediador pode representar uma nova ferramenta que propiciará às pessoas uma confrontação com suas vivências e condições para incorporar e ampliar os novos conhecimentos ao seu funcionamento mental, possibilitando o estabelecimento e a ampliação de outras relações inter e intrapessoais. A partir dessa discussão, o uso da autoscopia possibilita apreender o processo reflexivo do próprio participante na situação vivenciada, uma vez que essa técnica exige um desenvolvimento de habilidades como a atenção, a observação mais apurada, a leitura e a interlocução com a imagem, enfim, habilidades que podem possibilitar a ampliação e redimensionamento dos seus próprios olhares e da sua própria subjetividade.

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Biografia do Autor

Rita de Cássia Souza Nascimento Ferraz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Itapetinga-BA; Professora do Programa de Pós-graduação em Educação/UESB, Coordenadora do Centro de Pesquisa em Estudos Pedagógicos/UESB. 

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Publicado

2022-11-26

Como Citar

Ferraz, R. de C. S. N. (2022). A AUTOSCOPIA NA INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO: compreensão teórico-metodológica de uma observação reflexiva. Momento - Diálogos Em Educação, 31(03), 144–160. https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14279

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