A ANÁLISE DO DISCURSO

uma abordagem teórico-metodológica em pesquisa de formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14053

Palavras-chave:

Análise do discurso dialógica., Abordagem psicanalítica., Análise crítica do discurso, Formação docente., Procedimentos teórico-metodológicos.

Resumo

Neste ensaio, tratamos da Análise do Discurso enquanto um procedimento teórico-metodológico, apresentando três de suas abordagens, a saber: dialógica, psicanalítica e crítica. O nosso objetivo principal consiste em demonstrar os princípios teórico-metodológicos das abordagens apresentadas, bem como procedimentos adotados para descrever e analisar o discurso conforme cada abordagem, destacando a reconstrução do contexto de emergência dos dados, o material a ser analisado, a seleção de mecanismos retóricos e linguísticos usados nos textos, entre outros modos utilizados. Adicionalmente, apresentamos um quadro multidimensional de análises discursivas como foco para pesquisas acerca da formação docente, no qual a análise do discurso é destacada como método de análise de dados verbais e não-verbais colhidos a partir de diferentes instrumentos, como questionário, entrevista, diário de campo, dentre outros.

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Biografia do Autor

Célia Zeri de Oliveira, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutora em Linguística Aplicada (2015) e Mestre em Línguas e Culturas pela Universidade de Aveiro (2005). Atualmente é professora adjunta na área de ensino-aprendizagem de línguas  na UFPA/ILC/FALE/PPGL. É lider do grupo de pesquisa Letramentos, Identidades, Diversidades. Realiza pesquisas nas temáticas de  letramentos e  ensino-aprendizagem de línguas. 

Jailma Bulhões Campos , Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutora  em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro, Portugal. É Professora de Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa (ILC/UFPA), onde desenvolve pesquisa na área de  tecnologia e linguagens e gamificação em educação.

Marcia Andréa Almeida de Oliveira , Universidade Federal do Pará - UFPA

Pós-doutora visitante em Harvard Graduate School of Education. Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Campinas, com estágio doutoral na Universidade de Genebra. Professora Adjunta na Universidade Federal do Pará. 

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Publicado

2022-11-26

Como Citar

Zeri de Oliveira, C., Bulhões Campos , J. ., & Almeida de Oliveira, M. A. . (2022). A ANÁLISE DO DISCURSO: uma abordagem teórico-metodológica em pesquisa de formação docente. Momento - Diálogos Em Educação, 31(03), 41–67. https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14053

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