A ANÁLISE DO DISCURSO
uma abordagem teórico-metodológica em pesquisa de formação docente
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14053Palavras-chave:
Análise do discurso dialógica., Abordagem psicanalítica., Análise crítica do discurso, Formação docente., Procedimentos teórico-metodológicos.Resumo
Neste ensaio, tratamos da Análise do Discurso enquanto um procedimento teórico-metodológico, apresentando três de suas abordagens, a saber: dialógica, psicanalítica e crítica. O nosso objetivo principal consiste em demonstrar os princípios teórico-metodológicos das abordagens apresentadas, bem como procedimentos adotados para descrever e analisar o discurso conforme cada abordagem, destacando a reconstrução do contexto de emergência dos dados, o material a ser analisado, a seleção de mecanismos retóricos e linguísticos usados nos textos, entre outros modos utilizados. Adicionalmente, apresentamos um quadro multidimensional de análises discursivas como foco para pesquisas acerca da formação docente, no qual a análise do discurso é destacada como método de análise de dados verbais e não-verbais colhidos a partir de diferentes instrumentos, como questionário, entrevista, diário de campo, dentre outros.
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