O que pensam os egressos sobre a sua formação inicial na licenciatura em matemática?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v28i3.8183

Palavras-chave:

Licenciatura em Matemática, Formação de professores, Práticas educativas.

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar as percepções de professores egressos de um curso de Licenciatura em Matemática sobre a sua formação docente. O referencial teórico fundamenta-se em autores como Imbernón (2009), Tardif (2011), Gatti e Nunes (2009) e Fiorentini e Lorenzato (2006). De viés qualitativo, a pesquisa contou com 12 participantes, e como instrumento para coleta de dados utilizou-se um questionário com questões abertas e fechadas. Os resultados revelam aspectos importantes durante a formação inicial como: as condições institucionais como significativas para o desempenho e formação do licenciando ao longo do curso de formação; a articulação entre os conhecimentos específicos da área de formação e os pedagógicos como norteadores da formação; a aproximação com a escola de educação básica, o exemplo das práticas dos professores formadores e a troca de experiências com os colegas de curso como fundamental para a formação do professor.

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Biografia do Autor

Jane Mery Richter Voigt, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Pós-Doutoranda em Ciências da Educação na especialidade Desenvolvimento Curricular na Universidade do Minho - UMINHO, Braga, Portugal.Doutora em Educação, área de concentração Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2012). Mestre em Educação na linha de pesquisa Educação Matemática pela Universidade Federal do Paraná-UFPR (2004). Licenciada em Matemática pela Fundação Educacional da Região de Joinville - FURJ (1991). É professora titular da Universidade da Região de Joinville-UNIVILLE, atuando no Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação, em cursos de graduação e como pesquisadora e coordenadora do Grupo de Pesquisa Estudos Curriculares, Docência e Tecnologias - GECDOTE. Pesquisadora participante do Observatório do Ensino Médio Catarinense - OEMSC. Tem experiência na área de ensino de Matemática na educação básica e no ensino superior e na formação de professores. Desenvolve pesquisas envolvendo temas como: currículo, políticas curriculares, autonomia e flexibilidade curricular, práticas educativas na Educação Básica.

Marly Krüger de Pesce, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Doutorado em Educação- Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC SP. Mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. Licenciada em Letras pela Universidade da Região de Joinville. Possui experiência na Educação Básica. É professora titular do curso de Letras em disciplinas como Linguística Aplicada e Metodologia em Língua Estrangeira, Estágio e Análise do Discurso e professora colaboradora do mestrado de Educação da Univille. É coordenadora do subprojeto de Língua Portuguesa do Pibid/Univille e coordenadora da Unidade de Educação a Distância e do Centro de Inovação Pedagógica da Univille. Realiza pesquisas sobre formação e condições do trabalho docente, letramento, análise crítica do discurso, uso das tecnologias de informação e comunicação.

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Publicado

2019-12-18

Como Citar

Voigt, J. M. R., & Pesce, M. K. de. (2019). O que pensam os egressos sobre a sua formação inicial na licenciatura em matemática?. Momento - Diálogos Em Educação, 28(3), 230–244. https://doi.org/10.14295/momento.v28i3.8183

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

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