Normatividade cultural e marginalização das sexualidades: o preconceito no ambiente escolar contra a pessoa LGBT

Marilia Rocha Amando, Iracema Campos Cusati, Odair França de Carvalho

Resumo


Este estudo compartilha constatações evidenciadas na literatura sobre a normatividade cultural permeada por questões de gênero e sexualidade além de fomentar reflexão sobre propagação de diferença e discriminação a indivíduos considerados diferentes no ambiente escolar. Dentre as referências que embasam essa reflexão, destaca-se o livro “O corpo Educado: pedagogias da sexualidade”, organizado por Guacira Lopes Louro propondo desvelar a relação entre práticas escolares, corpo e sexualidade. A revisão bibliográfica mostra que a intolerância em relação à homossexualidade na sociedade repercute na escola e que há demanda de políticas educacionais acerca da diversidade sexual visando o combate à homofobia.

Palavras-chave


Sexualidades; Gênero; Preconceito; Formação de Professores(as); Diversidade na escola.

Texto completo:

PDF

Referências


ÁVILA, André Heloy; TONELI, Maria Juracy Figueira; ANDALÓ, Carme Silva de Arruda. Professores/as diante da sexualidade-gênero no cotidiano escolar. Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, 2011. Disponível em: https://www.redalyc.org/html/2871/287122138012/. Acesso em: 10/04/2019.

BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

BORRILLO, Daniel. L'homophobie. Paris: Presses Universitaires de France, 2000.

BRITZMAN, Deborah. Curiosidades, sexualidade e currículo. In: LOURO, G.L. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 4. Ed.; Belo Horizonte: Autêntica, 2018, p. 105-142.

BUTLER, Judith. Fundamentos contingentes: o feminismo e a questão do pós-modernismo. Cadernos Pagu, n. 11, p. 11-42, 1990.

CASTRO, Mary Garcia.; ABRAMOVAY, Mirian; SILVA, Lorena Bernadete da. Juventudes e sexualidade. Brasília: Unesco, 2004. Disponível em: http://www.cepac.org.br/agentesdacidadania/wp-content/uploads/2014/04/Unesco_juventudes_sexualidade.pdf. Acesso em: 10/04/2019.

CUNHA, Marinalva Vitorino; FURTADO, Juliana Haetinger. Homofobia no contexto escolarde uma escola da zona rural no município de Porto Velho. Revista Igarapé, v.1, n.2, p. 97-111, 2016. Disponível em: http://www.periodicos.unir.br/index.php/igarape/article/view/2048/1728. Acesso em: 10/04/2019.

DINIS, Nilson Fernandes. Homofobia e educação: quando a omissão também é signo de violência. Educar em Revista, n. 39, p. 39-50, abr, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n39/n39a04.pdf. Acesso em: 10/04/2019.

FARIAS, Mariana de Oliveira. Famílias homoparentais e escola: reflexões e possibilidades. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v.10, n. esp, 2015. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8332/5640. Acesso em: 10/04/2019.

FERNANDES, Hugo; OLIVEIRA, Eleonora Menicucci; VENTURA, Renato Nabas; HORTA, Ana Lucia de Moraes; DASPETT, Celina. Violência e vulnerabilidade ao HIV/AIDS em jovens homossexuais e bissexuais. Acta Paul Enferm. v. 30, n. 4, p. 390-396, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ape/v30n4/0103-2100-ape-30-04-0390.pdf. Acesso em: 10/04/2019.

FREIRE, Paulo. & SHOR, Ira, Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 11 Ed. Rio de Jneiro: Paz e Terra, 2006.

FOUCAULT, Michael. História da sexualidade I: a vontade de saber. Ed. 13, Rio de Janeiro: Graal, 1999.

GOFFMAN, Erving. Estigma: Notas Sobre a Manipulação da Identidade Deteriorada. 4 Ed. Rio de Janeiro: LTC, 1988.

GRUPO GAY DA BAHIA (GGB). Relatorio 2017: Assassinatos de LGBT no Brasil. Salvador. Disponível em: https://homofobiamata.files.wordpress.com/2017/12/relatorio-2081.pdf. Acesso em: 10/04/2019.

GRUPO GAY DA BAHIA (GGB). Relatorio 2018: Assassinatos de LGBT no Brasil. Salvador. Disponível em: https://homofobiamata.files.wordpress.com/2019/01/relatorio-2018-1.pdf. Acesso em: 10/04/2019.

GUERRA, Maria das Graças Gonçalves Vieira; CUSATI, Iracema Campos; COSTA, Kleber Ferreira. Por um currículo plural na

perspectiva do multiculturalismo. Dialogia, São Paulo, n. 30, p. 157-168, set. /dez. 2018.

Disponível em:

JEFFREY, Weeks. O corpo e a sexualidade. In: LOURO, G.L. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2018, p. 43-104.

LANZARINI, Ricardo. A viagem libertadora: para além das fronteiras sociais da sexualidade. Rosa dos ventos, v. 5, n. 4, p. 548-558, dez. 2013. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/2138. Acesso em: 10/04/2019.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero e sexualidade : pedagogias contemporâneas. Pro-Posições, v. 19, n. 2(56), p. 17–23, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pp/v19n2/a03v19n2.pdf. Acesso em: 10/04/2019.

LOURO, Guacira Lopes. Educação e docência: diversidade, gênero e sexualidade. Formação Docente, v. 3, n. 4, p. 62–70, 2011. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/31. Acesso em: 10/04/2019.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 16. Ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 4 Ed. Belo Horizonte, 2018.

MADUREIRA, Ana Flávia do Amaral. Gênero, sexualidade e diversidade na escola: a construção de uma cultura democrática. (Doutorado) - Instituto de Psicologia, Universidade de Brasilia, 2007.

MADUREIRA, Ana Flávia do Amaral; BRANCO, Angela Uchoa. Gênero, Sexualidade e Diversidade na Escola a partir da Perspectiva de Professores/as. Temas em Psicologia, v. 23, n. 3, p. 577-591, 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v23n3/v23n3a05.pdf. Acesso em: 10/04/2019.

PRADO, Vagner Matias do; RIBEIRO, Arilda Ines Miranda. Escola, homossexualidades e homofobia: rememorando experiências na educação fícica escolar. Reflexão e Ação, v. 24, n. 1, p. 97–114, 28 abr. 2016. Disponível em: http://cev.org.br/arquivo/biblioteca/4039811.pdf. Acesso em: 10/04/2019.

RICHARD, Parker. Cultura, economia política e construção social da sexualidade. In: LOURO, G.L. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2018, p. 157-190.

SOUZA, Elaine de Jesus; SILVA, Joilson Pereira da; SANTOS, Claudiene. Homofobia na Escola: As Representações de Educadores/as. Temas em Psicologia, v. 23, n. 3, p. 635-647, 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v23n3/v23n3a09.pdf. Acesso em: 10/04/2019.

TAQUETTE, Stella Regina; RODRIGUES, Adriana de Oliveira. Experiências homossexuais de adolescentes: considerações para o atendimento em saúde. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 19, n. 55, p. 1181–91, dez. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/icse/v19n55/1807-5762-icse-1807-576220140504.pdf. Acesso em: 10/04/2019.

TEIXEIRA-FILHO, Fernando Silva; RONDINI, Carina Alexandra. Ideações e Tentativas de Suicídio em Adolescentes com Práticas Sexuais Hetero e Homoeróticas. Saúde Soc. v.21, n.3, p.651-667, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v21n3/11.pdf. Acesso em: 10/04/2019.

WENETZ, Ileana; STIGGER, Marco Paulo; MEYER, Dadmar Estermann. As (des)construções de gênero e sexualidade no recreio escolar. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 27, n. 1, p. 117–28, mar. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbefe/v27n1/v27n1a12.pdf. Acesso em: 10/04/2019.




DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v28i3.9162

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




MOMENTO - Diálogos em Educação, E-ISSN 2316-3100, Rio Grande/RS, Brasil

PROPESQ
PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ