Narrativas docentes sobre o bullying homofóbico na escola

Autores

  • Filipe Gabriel Ribeiro França Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Roney Polato de Castro Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Anderson Ferrari Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Bullying homofóbico. Escola. Educação Física. Sexualidade

Resumo

O presente artigo buscou investigar as atitudes dos professores de Educação Física frente ao bullying homofóbico na escola. Utilizamos as narrativas de 10 professores de Educação Física escolhidos aleatoriamente. Para apreender as ações desses sujeitos foi solicitado que descrevessem algumas situações do cotidiano escolar a partir de 4 imagens construídas para essa finalidade. O contato foi retomado, em um segundo agendamento, com outro objetivo, que seria identificar como eles se colocariam na situação. Acreditamos que essa pesquisa contribui com as discussões do campo da educação e sexualidades, no sentido de agrupar narrativas docentes que explicitam suas inquietudes diante do tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filipe Gabriel Ribeiro França, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário de Sete Lagoas – UNIFEMM; Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade (GESED) da Faculdade de Educação – UFJF.

Roney Polato de Castro, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor do Departamento de Educação, FACED/UFJF; Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade (GESED) da Faculdade de Educação – UFJF.

Anderson Ferrari, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade (GESED) da Faculdade de Educação – UFJF.

Downloads

Publicado

2014-09-29

Como Citar

França, F. G. R., de Castro, R. P., & Ferrari, A. (2014). Narrativas docentes sobre o bullying homofóbico na escola. Momento - Diálogos Em Educação, 23(1), 61–78. Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4686