O BULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR E OS ARTEFATOS CULTURAIS

uma análise da animação “As aventuras de Peabody e Sherman”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v33i2.16253

Palavras-chave:

Escola-instituição, Educandos, Vida do educando, Problemática do educando, Bullying

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o filme “As aventuras de Peabody e Sherman” a fim de discutir a potencialidade desse artefato cultural para o debate sobre o bullying. Esse estudo se fundamenta teórico e metodologicamente a partir dos Estudos Culturais, pós-estruturalistas. Para tanto, a análise foi disposta em dois momentos: (1) análise das representações presentes no filme com relação ao bullying. Para esse objetivo, foram analisadas três cenas, em que ocorrem ações recorrentes dessa prática. (2) discussão da potencialidade do filme para o debate sobre o bullying na escola, mencionando os diferentes aspectos que fazem com que esse filme possibilite esse debate. Por fim, podemos constatar que o bullying é um comportamento que requer significativa atenção dos/as professores/as, por isso propor sua discussão a partir de um artefato cultural se torna potente para se repensar as inúmeras problemáticas imbricadas nesse fenômeno

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tuany Barbosa Meneses, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Pedagoga licenciada pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Mestranda da pós-graduação pelo programa PPGEDU, da FURG, Bolsista CAPES, integrante do grupo de estudos Ecoinfancias. E-mail de contato: tuanybs23@gmail.com.

Joanalira Corpes Magalhães, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Professora Associada do Instituto de Educação e do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências da Furg. Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola – GESE, da FURG. Pesquisadora do Grupo de Investigación en Educación y Sociedad (Gies). E-mail de contato: joanaliramagalhaes@gmail.com.

Referências

AS AVENTURAS DE PEABODY E SHERMAN [Mr. Peabody & Sherman]. Direção de Rob Minkoff. Produção de Alex Schwarts e Denise Nolan. Roteiro de Craig Wright. 28 de fevereiro de 2014. Produtoras: DreamWorks Animation, Pacific Data Images, Bullwinkle Studios. Distribuição: 20th Centurty Fox, 2014.

AMARAL, Caroline; CASEIRA, Fabiane; MAGALHÃES, Joanalira. Artefatos culturais: pensando algumas potencialidades para discussão dos corpos gêneros e sexualidades. In: RIBEIRO, Paula Regina; MAGALHÃES, Joanalira Corpes (Org.). Debates contemporâneos sobre educação para a sexualidade. Rio Grande, RS: Furg, 2017. p.121-134.

BAPTISTA, Rodrigo. Lei de combate ao bullying completa um ano de vigências. Senado Notícias, 7 abr. 2017. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2017/04/07/lei-de-combate-ao-bullying-completa-um-ano-de-vigencia#:~:text=O%20projeto%20de%20lei%20da,a%20lei%20est%C3%A1%20em%20vigo . Acesso em: 17 Mai. 2022.

BARROS, Suzana. “Aprendendo a respeitar as pessoas independente de sua cor, raça, gênero, idade, classe social”: um relato de experiência sobre um projeto de pesquisa que envolve os direitos humanos. In: RIZZA, Juliana.; SILVA, Gisele. Estratégias de Resistência nas Escolas: experiências com o debate de gênero e sexualidade. Rio Grande, RS: Furg, 2022. p. 284-301.

BEANE, Allan. Proteja seu filho do bullying: impeça que ele maltrate os colegas, ou seja, maltratado por eles. Tradução: Débora Guimarães Isidoro. Rio de Janeiro, RJ: BestSeller, 2010. 235 p.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Comum Nacional Curricular. Brasília

Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Acesso em: 28 nov.2022.

CORTES, Daniela: Artigo: o bullying tornou-se um problema de saúde pública. Tudo em dia, Disponível em: https://www.tudoemdia.com/artigo-o-bullying-tornou-se-um-problema-de-saude-publica. Acesso em: 28 jun. 2022.

DIÁRIO DO AMANHÃ. Brasil é o quarto país com maior prática de bullying no mundo, aponta Unicef. 2017. Disponível em:

https://www.dm.com.br/cotidiano/2017/11/brasil-e-o-quarto-pais-com-maior-pratica-de-bullying-no-mundo-diz-unicef. Acesso em: 24 jun. 2022.

FANTE, Cleo. Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. São Paulo, SP: Verus, 2005. 153 p

FERREIRA, Juliana.; TAVARES, Helenice. Bullying no ambiente escolar. Revista da Católica. Uberlândia, v. 1, n. 2, p. 187-197, 2009.

FOUCALT, Michel. Vigiar e punir: História da violência nas prisões. Tradução: Raquel Ramalhete. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999. 348 p.

GERALDI, João Wanderley. A aula como um acontecimento. In: GERALDI, João Wanderley. A aula como um acontecimento. São Carlos: Pedro & João. Editores, 2010. P 81-101.

JACINTO, Daniela. Melhor maneira de acabar com o bullying é eliminar a plateia. Jornal Cruzeiro. Disponível em: https://www2.jornalcruzeiro.com.br/materia/430671/melhor-maneira-de-acabar-com-o-bullying-e-eliminar-a-plateia. Acesso em: 10 set. 2022.

LEITE, Gislaine.; CASTRO, Roney. ‘Hoje eu quero voltar sozinho’: artefatos culturais e sua relevância em processos formativos sobre sexualidades e pessoas com deficiências. In: RIZZA, Juliana.; SILVA, Gisele. Estratégias de Resistência nas Escolas: experiências com o debate de gênero e sexualidade. Rio Grande, RS: Furg, 2022. p. 117-134.

MAGALHÃES, Joanalira.; RIBEIRO, Paula. Artefatos Culturais: Algumas possibilidades para a promoção de uma educação para a sexualidade. Diversidade e Educação. Rio Grande, v. 1, n. 1, p. 45-46, jan./jun. 2013

MAGALHÃES, Joanalira.; RIBEIRO, Paula. Repensando as Representações de Gênero nos episódios de Peppa Pig. Diversidade e Educação. Rio Grande, v. 2, n. 4, p. 38-41, jul./dez. 2014.

SANTOS, Alana Driziê Gonzatti dos. Letramento comunitário: engajamento saberes locais aos saberes escolares. 2020. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31913 Acesso em: 21 maio. 2024.

SENADONOTÍCIAS: Lei de combate ao bullying completa um ano de vigência. Senado. Disponível em : https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2017/04/07/lei-de-combate-ao-bullying-completa-um-ano-de-vigencia Acesso em: 25 ago. 2022.

SILVA, Tomaz. Documentos de Identidade: Uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2004. 156p.

SILVA, Tomaz (org). HALL, Stuart. WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: A perspectiva dos estudos culturais. Tradução: Tomaz Tadeu Silva. Petrópolis, RJ: Vozes 2000. 136 p.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz (org). HALL, Stuart. WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: A perspectiva dos estudos culturais. Tradução: Tomaz Tadeu Silva. Petrópolis, RJ: Vozes 2000. 7-72 p.

ZABALA, Antoni. A prática Educativa: Como ensinar. Tradução: Ernani E. da. Rosa. Porto Alegre, RS: Artmed 1998. 224p.

Downloads

Publicado

2024-07-18

Como Citar

Meneses, T. B., & Magalhães, J. C. (2024). O BULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR E OS ARTEFATOS CULTURAIS: uma análise da animação “As aventuras de Peabody e Sherman”. Momento - Diálogos Em Educação, 33(2), 421–446. https://doi.org/10.14295/momento.v33i2.16253

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.