E não sou eu uma criança? : Trabalho infantil, história e Brasil profundo

Autores

  • Terezinha Oliveira Santos
  • Carlos Henrique de Lucas

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v28i2.9509

Resumo

Ao longo do tempo, a busca pela educação formal constituiu-se uma das agendas de luta para os mais distanciados das esferas econômicas privilegiadas. Criticada por muitos, a educação formal representava, e ainda representa, uma oportunidade de ascensão social para essas pessoas. Corpos pretos, homossexuais, nordestinos, de mulheres, dentre outros, buscavam a escola (pública) com o propósito de vencer a pobreza e preencher de sentidos a vida. No entanto, como adversário desses projetos de transformação de uma realidade muitas vezes sofrida, o trabalho infantil, calcado em uma lógica colonial, fez ruir muitos dos sonhos desses sujeitos. No decorrer dos anos, o Trabalho Infantil (TI) e o Trabalho Infantil Doméstico (TID) têm-se apresentado como um dos principais fatores a contribuir para a repetência, a evasão e o abandono escolar, e suas consequências biopsicossociais para os milhões de sujeitos trabalhadores dos campos e das cidades do Brasil Profundo têm sido extremamente nefastas. Neste ensaio, objetivamos discutir a problemática do trabalho infantil em perspectiva socioeconômica, histórica e cultural. Pretendemos pôr em diálogo tal temática com as contribuições de autores/as preocupados/as com a superação das desigualdades.

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Biografia do Autor

Terezinha Oliveira Santos

Professora Adjunta I da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Doutora em Letras (UFBA). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PPGCHS/UFOB). Membro do Grupo de Pesquisa Corpus Possíveis (UFOB).

Carlos Henrique de Lucas

Professor Adjunto I na Universidade Federal do Oeste da Bahia. Doutor em Cultura e Sociedade (UFBA) e Doutorando em Direitos Humanos (UNLA, Argentina). Professor permanente e coordenador do Programa de PósGraduação em Ciências Humanas e Sociais (PPGCHS/UFOB). Líder do Grupo de Pesquisa Corpus Possíveis (UFOB).

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Publicado

2019-10-12

Como Citar

Santos, T. O., & de Lucas, C. H. (2019). E não sou eu uma criança? : Trabalho infantil, história e Brasil profundo. Momento - Diálogos Em Educação, 28(2), 106–123. https://doi.org/10.14295/momento.v28i2.9509

Edição

Seção

Dossiê temático

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