A PROBLEMÁTICA ACERCA DA INSERÇÃO PROFISSIONAL DOS LICENCIADOS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

Autores

  • Alex Verdério Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB https://orcid.org/0000-0002-0492-6543
  • Andreia Gomes Lima Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v29i3.9576

Palavras-chave:

Educação do Campo, Licenciatura em Educação do Campo, Inserção Profissional Docente.

Resumo

Trata da inserção profissional de egressas e egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo na rede pública estadual de educação do Paraná, e analisa a negação da atuação profissional desses sujeitos. A Educação do Campo é compreendida como conquista dos Movimentos Sociais, o que a coloca no âmbito de sua afirmação como política pública. Realizou-se a análise da reivindicação acerca da inserção profissional de licenciados em Educação do Campo por áreas do conhecimento, voltando-se para algumas experiências de negação desse reconhecimento. Como procedimentos metodológicos, foram privilegiadas a pesquisa bibliográfica e a análise documental, com especial atenção para o Dossiê para Reconhecimento da Licenciatura em Educação do Campo, que foi organizado, no ano de 2017, pela Articulação Paranaense por uma Educação do Campo.  No processo de pesquisa e análise, a mobilização e a organização foram verificadas como elementos centrais para garantia do direito dos povos trabalhadores do campo à educação. Isso se expande na luta pelo direito dos graduados em Educação do Campo para que possam exercer a profissão docente de acordo com o perfil de sua formação, buscando a conexão entre escola e vida como questão fundamental no delineamento e na afirmação da escola do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Verdério, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutor em Educação (2018) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Educação (2011) e Licenciado em Pedagogia para Educadores do Campo (2008) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Especialista em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais (2013) pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV-FIOCRUZ). É professor adjunto no Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde atua como professor do Curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Agrárias, como coordenador do curso de Tecnologia em Agroecologia realizado na parceria com o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) e como Coordenador Institucional do Programa Residência Pedagógica.

Andreia Gomes Lima, Universidade Federal da Fronteira Sul

Licenciada em Educação do Campo, Ciências Sociais e Humanas. Especialista em Educação do Campo e Realidade Brasileira. Professora na Escola Itinerante Herdeiros do Saber, Rio Bonito do Iguaçu-PR, com atuação nas séries iniciais do ensino fundamental.

Downloads

Publicado

2021-05-04 — Atualizado em 2021-05-05

Versões

Como Citar

Verdério, A., & Lima, A. G. (2021). A PROBLEMÁTICA ACERCA DA INSERÇÃO PROFISSIONAL DOS LICENCIADOS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ. Momento - Diálogos Em Educação, 29(3). https://doi.org/10.14295/momento.v29i3.9576 (Original work published 4º de maio de 2021)

Edição

Seção

Artigos