AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A INCORPORAÇÃO DA TECNOLOGIA AO TRABALHO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v29i3.8608

Palavras-chave:

Trabalho docente, Tecnologia, Representação social

Resumo

O artigo é resultado de pesquisa do mestrado que objetivou analisar a representação social de tecnologia, entre formadores e cursistas, no Núcleo de Tecnologia Educacional em Manaus/AM, suas implicações na formação docente e nos processos de implementação das políticas de inserção da tecnologia no trabalho docente na Amazônia. Nesse sentido, foi realizado um estudo empírico fundamentado na Teoria da Representação Social como eixo teórico-metodológico, seus mecanismos de formação e estruturação para apreender a materialidade e a acepção do termo tecnologia. Os resultados obtidos com o desenvolvimento da pesquisa indicam a coexistência de dois sentidos do termo: a tecnologia como produto (meio material) e como processo (estratégias de gestão, interações e mediações didáticas).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arminda Rachel Botelho Mourão, Universidade Federal do Amazonas

Professora Doutora Orientadora, Departamento de Teorias e Fundamentos, FACED, UFAM. Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (1990) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002).  

Tânia Mara de Souza Castro, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Pedagogia (1998), especialização em Psicopedagogia (1999), mestrado em Educação (2013), doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação- PPGE/UFAM (2016-em andamento), pela Universidade Federal do Amazonas. É Pedagoga da Divisão do Desenvolvimento Profissional do Magistério ? DDPM, na Secretaria Municipal de Educação - Semed/Manaus (2005), onde atua na organização e nos processos da formação continuada dos professores da Educação Básica, das escolas ribeirinhas e rodoviárias, da rede municipal de ensino do município de Manaus. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Gênero, Trabalho e Educação. Tem experiência na área de educação atuando principalmente nos seguintes temas: educação e políticas públicas, educação do campo, educação infantil no campo amazônico, processos formativos e organização da educação básica. Atualmente Membro do Comitê Estadual de Educação do Campo no Amazonas e professora do Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo pelo Programa Escola da Terra por meio do convênio UFAM/FNDE/MEC-SECADI.

Referências

ALVES, Giovanni. Dimensões da Reestruturação Produtiva: ensaios de sociologia do trabalho. 2ª edição – Londrina: Praxis; Bauru: 2007.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. A era da informação: Economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CEPAL. Estudio económico de América Latina y el Caribe 2001-2002, publicado pela Comissão Econômica para América Latina e o Caribe (CEPAL) em agosto/2002.

CUNHA, Maria Isabel da. Políticas Públicas e docência na Universidade: novas configurações e possíveis alternativas. In: CUNHA, Maria Isabel da (Org.). Reflexões e práticas em Pedagogia Universitária. Campinas, SP: Autores Associados, 2005. p. 127-147.

FRIGOTTO, G. A produtividade da Escola Improdutiva: Um (re)exame das relações entre Educação e Estrutura Econômico-Social Capitalista. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

PIMENTA, Selma Garrido, ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos, CAVALLET, Valdo José. Docência no Ensino Superior: construir caminhos. In: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite (Org.). Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Ed. Unesp, 2003. P. 267-278.

SAVIANI, Dermeval. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In: FERRETTI, Celso João (Org.). Novas Tecnologias, trabalho e Educação: Um debate multidisciplinar. Petrópolis, Vozes, 1994.

SCHAFF, Adam. A sociedade informática: as consequências sociais da segunda revolução industrial. São Paulo: Brasiliense, 1990.

VIEIRA PINTO, Álvaro. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.

Downloads

Publicado

2021-05-04 — Atualizado em 2021-05-05

Versões

Como Citar

Mourão, A. R. B., & Castro, T. M. de S. (2021). AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A INCORPORAÇÃO DA TECNOLOGIA AO TRABALHO DOCENTE. Momento - Diálogos Em Educação, 29(3). https://doi.org/10.14295/momento.v29i3.8608 (Original work published 4º de maio de 2021)

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.