LINGUÍSTICA E EDUCAÇÃO

o ato de provocar para ensinar e aprender

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.14479

Palavras-chave:

Provocar., Linguística., Docente.

Resumo

O artigo realiza uma reflexão acerca dos desafios que a escola tem para apresentar seus conteúdos aos estudantes e, no que lhe concerne, a necessidade de os professores focarem em uma formação pautada pelo ato de provocar-se para provocar outras pessoas no que se refere à mediação da aprendizagem. O ato de provocar-se para provocar está relacionado ao interesse do professor em rever as práticas escolares que não garantem um ensino-aprendizagem consolidável, trazendo, por outro lado, aquelas práticas que possam possibilitar uma aprendizagem favorável dos conteúdos propostos na atualidade. As reflexões e considerações são de cunho analítico, pensadas a partir de observações durante a carreira docente do autor do trabalho aqui apresentado. O foco é a articulação da Linguística com a Educação Escolar, visto que a articulação dos diferentes conhecimentos de aspectos linguísticos pode contribuir satisfatoriamente para o ensino-aprendizagem dos atores escolares. Discussões sobre defasagens no ensino da leitura e da escrita são trazidas neste trabalho, estendendo-se para a necessidade de os profissionais refletirem sobre suas próprias práticas em sala de aula. Assim, é destacado o papel social da Linguística no intuito de oportunizar uma educação escolar de qualidade tanto aos professores quanto aos estudantes.

 

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Biografia do Autor

Valdeci Scaliante de Santana, UNESP - FCLAr

Mestrando em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp – FCLAr, Especialização em Alfabetização e Letramento pela Unitoledo (Araçatuba/SP), Graduado em Pedagogia (FAI – Adamantina/SP), Membro do Grupo de Pesquisa GRUPA – Grupo de Estudos de Alfabetização. E-mail de contato: valdeci.santana@unesp.br

Daniele Cristina Scaliante, FADAP - Tupã - SP

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa (UNESP/FCLAr), Graduada em Letras (FAI), Membro dos grupos de pesquisa Projetos Semióticos, Grupo de Pesquisa em Semiótica da Unesp (GPS-UNESP) e Grupo de Leitura LeSem: Leituras Semióticas do GPS-UNESP. E-mail de contato: scaliante.daniele@gmail.com

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Publicado

2023-04-10

Como Citar

Scaliante de Santana, V., & Scaliante, D. C. (2023). LINGUÍSTICA E EDUCAÇÃO: o ato de provocar para ensinar e aprender . Momento - Diálogos Em Educação, 32(01), 410–424. https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.14479