As TIC’s na Educação Infantil: contribuições do Facebook para a aprendizagem e para a integração família e escola

Autores

  • Luciano Andreatta da Costa Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS. Porto Alegre/RS, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-6455-5238
  • Silvana Castilhos Steyer Universidade do Minho. Minho, Portugal.
  • Maria Altina Silva Ramos Univerisidade do Minho. Minho, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v27i3.7755

Palavras-chave:

TIC's na Educação, Facebook, Educação infantil, Interação família-escola, Ensino e aprendizagem

Resumo

A revolução tecnológica a cada dia aumenta e transforma de forma significativa diversos setores da sociedade: econômicos, culturais, sociais e educacionais. Os meios tecnológicos, através da informática, se fazem presentes na sociedade moderna. As crianças pequenas não estão alheias a esta gama de informações que são disponibilizadas pelas TIC. As tecnologias promovem mudanças expressivas em toda a sociedade, e, consequentemente na educação, na qual devem estar presentes, pois instituem novas formas de comunicação e estimulam as já existentes. Neste contexto, este artigo, elaborado a partir da pesquisa de mestrado da autora, visa trazer uma contribuição para o campo educacional e analisar o interesse educativo do uso das TIC na Educação Infantil. Com isso busca-se lançar um olhar sobre as contribuições do grupo “Turminha Legal” no Facebook, para ligar família-escola em torno dos conteúdos escolares. Os resultados obtidos pelo presente estudo corroboram a importância da inserção das tecnologias no ambiente escolar, e, consequentemente na educação infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Andreatta da Costa, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS. Porto Alegre/RS, Brasil.

Possui graduação em Engenharia Civil (1994) e Licenciatura em Matemática (1998), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, especialização em Edificações pela PUCRS (1996), mestrado (2000) e doutorado (2004) em Engenharia Civil pela UFRGS, no tema da Educação em Engenharia, tendo sido a tese premiada pelo PAPED - Programa de Apoio à Pesquisa em EAD da CAPES. É Professor Adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Uergs, fazendo parte do corpo docente dos cursos de Engenharia de Energia e Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, bem como liderando o Grupo de Pesquisa para Educação em Engenharia e em Ciências Exatas - GPEECE (www.gpeece.mat.br), cadastrado junto ao CNPq. É professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - PPGQVS da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, onde orienta alunos de mestrado e doutorado e ministra a disciplina de Metodologia. É professor do curso de Engenharia Civil da FTEC - Faculdade de Tecnologia e Professor de Matemática da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. De fevereiro de 2011 a dezembro de 2014 exerceu o cargo de Diretor Técnico da Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Estado do RS e foi membro do Conselho Superior da UERGS. De 2007 a 2010 exerceu os cargos de coordenador de curso de Engenharia civil e Presidente de Colegiado de Engenharia e Tecnologias junto ao Centro Universitário Metodista do IPA. Tem experiência na área de Educação Científica e Tecnológica, com organização e capítulos de livros, artigos científicos, revisão de periódicos e editoras, bem como experiência em orientação acadêmica de mestrado e doutorado.

Maria Altina Silva Ramos, Univerisidade do Minho. Minho, Portugal.

Professora auxiliar no Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa da Universidade do Minho. Investigadora associada ao Centro de Investigação em Educação. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Mestre em Estudos Ibéricos: multimédia e didática das línguas pela Université de Toulouse le-Mirail, Doutora em Estudos da Criança, especialidade Tecnologia Educativa. Atua nas linhas de TIC e currículo, TIC em processos de ensino/aprendizagem, TIC e Ensino de Línguas, TIC e Metodologia de Investigação (grounded theory, NVivo), TIC e formação de professores.

Referências

ALMEIDA, M. E. B. (2008). Educação e tecnologias no Brasil e em Portugal em três momentos de sua história. In: Educação, Formação e Tecnologias, PP 23-36. Disponível em http://eft.educom.pt

AMANTE, Lúcia & FARIA, Adila. Escola e tecnologia digitais na infância. In: P. L. Torres (org.). Complexidade: redes e conexões na produção do conhecimento. Curitiba: Coleção Agrinho, pp 412. 2014.

Belloni, M. L.. Educação à distância. Campinas: Autores Associados, 2009.

BRASIL, Ministério da Educação. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. v. 3, Brasília. 1998.

FERREIRA, Jaques de Lima.; CÔRREA, Barbara Raquel & TORRES, Patrícia Lupion. O uso pedagógico da rede social facebook. In: Redes Sociais e Educação: desafios contemporâneos. (n.d.).

FERREIRA, P. M. P. G. Quadros Interactivos: novas ferramentas, novas pedagogias, novas aprendizagens. Dissertação (Mestrado) - Instiututo de Educação, Universidade do Minho, 2009.

GERHARD, Tatiana Engel & SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. EAD – série educação a distância. Porto Alegre: UFRGS. 120p. 2009.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas S. A. 2009.

JACOBSEN, Daniela Renata & SPEROTTO, Rossária Ilgenfritz. O facebook como um ambiente de aprendizagem colaborativa para o ensino da matemática. Aprendizagem Online: III Congresso Internacional TIC e Educação. (p. 1500). Lisboa: TicEDUCA. 2014.

LEITE, W. S. & DO RIBEIRO, C.A. N. (2012). A Inclusão das TICs na Educação Brasileira: Problemas e Desafios. Magis, Revista Internacional de Investigación em Educación, 173-187. Recuperado em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=281024896010

MARTINS, Laura. Facebook revela total de usuários de whatsApp, instagran, vídeos e mais. 2015. Disponível em: http://www.techtudo.com.br/listas/noticia/2015/04/facebook-revela-total-de-usuarios-de-whatsapp-instagram-videos-e-mais.html. Acesso em: 26 set. 2015.

MEIRINHOS, Manuel & OSÓRIO, António. A colaboração em ambientes virtuais: aprender e formar no século XXI. Braga: Associação ArcaComum. 2014.

Moran, J. M. (2007). A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2007

MOUTINHO, Tiago da Conceição. SIC K no facebook: dinamização e participação das crianças. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Multimédia), Agregação do Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Avero. 2011. Disponível em: http://biblioteca.unifacef.com.br/link/?id=487292. Acesso em: 12 jun. 2015.

OLIVEIRA, E. S.; SALGADO, R. G. & NALLI, L. Informática e redes sociais: o que dizem as crianças sobre a fama e o facebook em contextos educativos? Challenges 2015: meio século de TIC na educação. p. 63-76, 2015

PESCE, L.. EAD - antes e depois da cibercultura. In: Cibercultura: o que muda na educação (p. 32). TV Escola/Salto para o Futuro, 2011.

RODRIGUES, Herik Zednik; TAROUCO, Liane Rochenbach & KLERING, Luis Roque Incorporação das TIC à gestão escolar e a prática pedagógica: indicadores para o desenvolvimento da e-Maturity. In: M. B. G. Silva & M. L. R. Flores, Formação a distância para gestores da educação básica: olhares sobre uma experiência no Rio Grande do Sul (p. 400). Porto Alegre: Evangraf. 2014.

SILVA, Bento. A tecnologia é uma estratégia. In: P. Dias & C. V. Freitas. Actas da II Conferência Internacional Desafios. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho do Projecto Nónio, pp. 839-859. 2001.

SILVA, Bento & CONCEIÇÃO, Silva Carla. Desafios do b-learning em tempos de cibercultura. In: M. B. Almeida; P. Dias & B. D. Silva, Cenários de inovação para a educação na sociedade digital (p. 187). Braga: Loyola. 2013.

SILVA, Marco. (org.). Formação de professores para a docência online. São Paulo: Loyola. 2012. Disponível em: http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/Apresentação_SIED_EnPED_Marco%20silva.pdf. Acesso em: 18 dez. 2013.

VALENTE, J. A. (org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999.

Downloads

Publicado

2019-01-29

Como Citar

Costa, L. A. da, Steyer, S. C., & Ramos, M. A. S. (2019). As TIC’s na Educação Infantil: contribuições do Facebook para a aprendizagem e para a integração família e escola. Momento - Diálogos Em Educação, 27(3), 390–409. https://doi.org/10.14295/momento.v27i3.7755

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.