<b>Reflexões acerca das tendências pedagógicas liberais e progressistas e sua fundamentação para o PROEJA</b>

Autores

  • Roseli de Souza Martins UTFPR-CM.
  • Guilherme Henrique Martins Universidade José do Rosário Vellano - Alfenas (UNIFENAS)

Palavras-chave:

EJA, PROEJA, tendências pedagógicas.

Resumo

O presente trabalho objetiva uma discussão sobre as principais tendências pedagógicas e os fundamentos que as correlacionam, ou não, com a prática pedagógica para o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo, bibliográfico e exploratório. Espera-se obter reflexões que apontem qual a tendência é melhor relacionada para o que se espera da metodologia aplicada no programa. Muitas pesquisas têm sido feitas, tanto sobre a importância quanto sobre as bases teórico-práticas das tendências pedagógicas, bem como sobre a identidade e perfil do aluno do PROEJA; porém pouco se discute sobre a prática pedagógica nesta modalidade. Com a realização dos estudos conclui-se que a tendência histórico-crítica apresenta mais particularidades condizentes com as necessidades metodológicas do PROEJA, visando à formação plena do educando, em meio as prerrogativas do programa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roseli de Souza Martins, UTFPR-CM.

Possui Ensino Médio pelo Colégio Estadual Princesa Isabel, com formação comcomitante ao Magistério (1989), graduação em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão - FECILCAM (2002). É pós-graduada, em nível de Especialização em: Psicopedagogia Clínica e Institucional (FECILCAM, 2005), Educação de Jovens e Adultos - PROEJA (UTFPR, 2012) e Gestão e Organização Escolar (ESAP, 2012). É docente permanente da Rede Municipal de Educação Araruna - PR (Educação Infantil e Ensino Fundamental I, 1989). Atualmente atua em Função, pela portaria 027/2009 do Poder Executivo de Araruna, como Orientadora Educacional, lotada no Departamento Municipal de Educação (2009). Possui (01) artigo completo publicado em periódico nacional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Educacional, Dificuldades de Aprendizagem e Estilo de Vida de estudantes.

Guilherme Henrique Martins, Universidade José do Rosário Vellano - Alfenas (UNIFENAS)

Realizou Ensino Fundamental no Colégio Adventista de Campo Mourão - CACM (2006, da Instituição Sul Brasileira de Educação e Assistência Social). Concluiu Ensino Médio pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Campo Mourão (2010), na modalidade integrada ao Ensino Profissionalizante (Técnico em Informática). Atualmente cursa Medicina na UNIFENAS - Universidade José do RosárioVellano - Campus Alfenas (MG). Já realizou atividades de Inclusão Digital (Casa Brasil e Telecentro Comunitário), com atividades voltadas para idosos, crianças e profissionalização de jovens; possui experiência na Comunicação Social e assessorando o Planejamento da Secretaria Geral, na Prefeitura Municipal de Araruna - PR (2010). Com projetos de pesquisa participou de quatro edições da FEBRACE (2008, 2009 e 2010), como expositor, e como coorientador (2011); além da Reunião Anual da SBPC (2008), Concurso Cientistas do Amanhã (2008), INTEL International Science and Engineering Fair (2008), XVI Reunião Anual de Iniciação Científica da FIOCRUZ (2008), III Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar (2009) e 24a Feria Nacional de Clubes de Ciencia - UY (2010). Possui sete (07) resumos publicados em anais de congressos, sendo um (01) internacional, além de um (01) artigo completo publicado. Possui quinze (15) prêmios e títulos entre destaques e méritos. Atua como estudante pesquisador no grupo de pesquisa em Saúde Coletiva, na linha de pesquisa Vigilância em Saúde, da UNIFENAS Campus Alfenas. Tem interesse em doenças crônicas não transmissíveis.

Downloads

Como Citar

Martins, R. de S., & Martins, G. H. (2013). <b>Reflexões acerca das tendências pedagógicas liberais e progressistas e sua fundamentação para o PROEJA</b>. Momento - Diálogos Em Educação, 21(1), 99. Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/2440

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.