INTERSECÇÕES ENTRE PRESERVAÇÃO DOCUMENTAL, PESQUISAS E ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NO CENTRO DE PESQUISA, DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFS – CEMDAP

Autores

  • Joaquim Tavares da Conceição Universidade Federal de Sergipe
  • Paulo Mateus Silva Vieira Universidade Federal de Sergipe https://orcid.org/0000-0001-7979-3936

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v33i1.16224

Palavras-chave:

Centro de Memória, Colégio de Aplicação, História da Educação, Patrimônio histórico educacional

Resumo

Este artigo discute as intersecções entre preservação documental e a realização de pesquisas e atividades pedagógicas em um centro de memória no espaço escolar, tomando como objeto específico o Centro de Pesquisa, Documentação e Memória do Colégio de Aplicação da UFS (Cemdap). O objetivo principal foi perquirir a respeito da constituição do centro e de seu acervo e as potencialidades ou resultados das atividades efetivamente desenvolvidas. A pesquisa está inserida na área da História da Educação, especialmente dentro do eixo temático que discute questões relacionadas com acervos, arquivos e centros de memória da escola ou da educação e a noção de patrimônio histórico educacional. O Cemdap foi constituído em 2016 como resultado de ações de preservação do acervo documental permanente do Colégio de Aplicação da UFS. Atualmente o acervo é formado por documentos de gênero textual, audiovisual, iconográfico, bibliográfico e cultura material. A partir deste acervo são desenvolvidas atividades de organização documental, realização de pesquisas historiográficas e ações pedagógicas com a participação de estudantes da educação básica, da graduação e da pós-graduação.

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Biografia do Autor

Joaquim Tavares da Conceição, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em História - UFBA (2012), Mestre em Educação - UFS (2007), Graduado em História - UFS (1993), Pós-Doutorado em Educação (UNICAMP), com bolsa de Pós-Doutorado Sênior do CNPq (2022). Professor Titular da Universidade Federal de Sergipe com atuação no Colégio de Aplicação, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED-UFS) e no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - PQ 2. Líder do Grupo de Pesquisa em História da Educação: Memórias, sujeitos, saberes e práticas educativas (GEPHED/CNPq/UFS). Coordenador Adjunto do Programa de Mestrado Profissional em História, PROFHISTÓRIA/UFS. Fundou e coordena o Centro de Pesquisa Documentação e Memória do Colégio de Aplicação (UFS).

Paulo Mateus Silva Vieira, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando em Educação (PPGED/UFS), bolsista CAPES, Mestre em Educação pela mesma instituição, com bolsa CAPES, e graduado em Pedagogia pela UFS. Membro do Grupo de Pesquisa em História da Educação: Memórias, sujeitos, saberes e práticas educativas (GEPHED/CNPq/UFS). Compõe a equipe do Centro de Pesquisa,Documentação e Memória do Colégio de Aplicação da UFS. Temas de pesquisa atual: Centros de Memória em Colégios de Aplicação; patrimônio histórico-educativo e arquivo escolar. 

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Publicado

2024-04-16

Como Citar

Tavares da Conceição, J., & Mateus Silva Vieira, P. (2024). INTERSECÇÕES ENTRE PRESERVAÇÃO DOCUMENTAL, PESQUISAS E ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NO CENTRO DE PESQUISA, DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFS – CEMDAP. Momento - Diálogos Em Educação, 33(1), 48–68. https://doi.org/10.14295/momento.v33i1.16224