ENTRE O DITO E O NÃO DITO

Percepções e prática com leitura-escrita na pré-escola

Autores

  • Leide Daiana Marques Silva Universidade Federal do Oeste do Pará https://orcid.org/0000-0001-5356-4238
  • Sinara Almeida da Costa Universidade Federal do Oeste do Para

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.14561

Palavras-chave:

Leitura-escrita, Educação Infantil, Teoria histórico-cultural

Resumo

O presente artigo entende que a leitura-escrita é, com frequência, uma atividade que ocupa grande parte do trabalho com crianças pré-escolares. Tendo em vista ser um tema que ainda gera polêmicas e contradições na área, essa pesquisa buscou verificar a tensão em torno do trabalho com a leitura-escrita na pré-escola através das percepções e prática de uma professora. Para isso, traçamos um caminho de análise que inicia nas experiências de vida e envereda para as estruturas coletivas que formaram as percepções da professora e como esta vem praticando a leitura-escrita na sala de atividades. Há interlocução direta com precursores da Teoria Histórico-Cultural. A produção dos dados se deu a partir da observação não participante e entrevistas inspiradas no modelo recorrente. Os registros foram feitos em diário de campo, filmagens e fotografias, analisados com o apoio do paradigma indiciário. Os dados revelam o predomínio do saber cotidiano sobre o fazer pedagógico com a leitura-escrita na turma analisada. Percebemos que os espaços e os momentos da rotina em que a leitura-escrita se manifestou com mais frequência limitaram-se ao interior da sala de atividades e de maneira estrita. Notamos ainda que os fatores que geraram tensão nos relatos e ações da professora, no que se refere ao tema desse estudo, estavam relacionados à base de sua formação e foram mantidos pela prevalência de um saber advindo de interpretações rasas, inerentes a diferentes tendências pedagógicas e presentes no cotidiano da escola.

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Biografia do Autor

Leide Daiana Marques Silva, Universidade Federal do Oeste do Pará

Universidade Federal do Oeste em Pedagogia pela Pedagogia (2013) e Especialização em Educação Infantil pela Universidade Federal do Pará (2016). É Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2021) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil - GEPEI, vinculado à mesma instituição. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil. E-mail de contato: leiddmarques@gmail.com

Sinara Almeida da Costa , Universidade Federal do Oeste do Para

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará-UFC (2001), Mestrado (2007) e Doutorado (2011) em Educação pala UFC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade na Educação Infantil, o cotidiano da Educação Infantil, formação de professores da Educação Infantil e interações estabelecidas entre o professor de Educação Infantil e as crianças. E-mail de contato: sinaraacs@hotmail.com

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Publicado

2023-04-10

Como Citar

Silva, L. D. M., & Almeida da Costa , S. . (2023). ENTRE O DITO E O NÃO DITO: Percepções e prática com leitura-escrita na pré-escola. Momento - Diálogos Em Educação, 32(01), 315–338. https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.14561

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