<b>Reflexões acerca das tendências pedagógicas liberais e progressistas e sua fundamentação para o PROEJA</b>

Authors

  • Roseli de Souza Martins UTFPR-CM.
  • Guilherme Henrique Martins Universidade José do Rosário Vellano - Alfenas (UNIFENAS)

Keywords:

EJA, PROEJA, tendências pedagógicas.

Abstract

This paper engages in a discussion of the major strands of liberal and progressive pedagogical trends and key facts that relate to teaching practice for PROEJA - National Programme for Integration of Professional Education with Basic Education in the Form of Youth and Adults. Thus it is expected to obtain results which indicate that the trend that is best related to what is expected of the methodology applied in PROEJA. The PROEJA is a program at the federal level, with professional and innovative in character mode Youth and Adult Education, founded in 2006. Teaching trends come from the union between pedagogical thinking, philosophical, that in a given period of history combine their didactic and pedagogical practices, based mainly on human society and culture. Many researches have been done on both the importance and on the theoretical and practical pedagogical trends, as well as on the identity and profile of the student PROEJA, but little is discussed about the pedagogical practice in this mode. To achieve our objective, we carried out a qualitative study, literature review and exploratory, culminating in a review article. With such studies it is concluded that the historical-critical pedagogy provides more consistent with the particular needs of the methodological PROEJA, aimed at training the student's full.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Roseli de Souza Martins, UTFPR-CM.

Possui Ensino Médio pelo Colégio Estadual Princesa Isabel, com formação comcomitante ao Magistério (1989), graduação em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão - FECILCAM (2002). É pós-graduada, em nível de Especialização em: Psicopedagogia Clínica e Institucional (FECILCAM, 2005), Educação de Jovens e Adultos - PROEJA (UTFPR, 2012) e Gestão e Organização Escolar (ESAP, 2012). É docente permanente da Rede Municipal de Educação Araruna - PR (Educação Infantil e Ensino Fundamental I, 1989). Atualmente atua em Função, pela portaria 027/2009 do Poder Executivo de Araruna, como Orientadora Educacional, lotada no Departamento Municipal de Educação (2009). Possui (01) artigo completo publicado em periódico nacional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Educacional, Dificuldades de Aprendizagem e Estilo de Vida de estudantes.

Guilherme Henrique Martins, Universidade José do Rosário Vellano - Alfenas (UNIFENAS)

Realizou Ensino Fundamental no Colégio Adventista de Campo Mourão - CACM (2006, da Instituição Sul Brasileira de Educação e Assistência Social). Concluiu Ensino Médio pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Campo Mourão (2010), na modalidade integrada ao Ensino Profissionalizante (Técnico em Informática). Atualmente cursa Medicina na UNIFENAS - Universidade José do RosárioVellano - Campus Alfenas (MG). Já realizou atividades de Inclusão Digital (Casa Brasil e Telecentro Comunitário), com atividades voltadas para idosos, crianças e profissionalização de jovens; possui experiência na Comunicação Social e assessorando o Planejamento da Secretaria Geral, na Prefeitura Municipal de Araruna - PR (2010). Com projetos de pesquisa participou de quatro edições da FEBRACE (2008, 2009 e 2010), como expositor, e como coorientador (2011); além da Reunião Anual da SBPC (2008), Concurso Cientistas do Amanhã (2008), INTEL International Science and Engineering Fair (2008), XVI Reunião Anual de Iniciação Científica da FIOCRUZ (2008), III Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar (2009) e 24a Feria Nacional de Clubes de Ciencia - UY (2010). Possui sete (07) resumos publicados em anais de congressos, sendo um (01) internacional, além de um (01) artigo completo publicado. Possui quinze (15) prêmios e títulos entre destaques e méritos. Atua como estudante pesquisador no grupo de pesquisa em Saúde Coletiva, na linha de pesquisa Vigilância em Saúde, da UNIFENAS Campus Alfenas. Tem interesse em doenças crônicas não transmissíveis.

How to Cite

Martins, R. de S., & Martins, G. H. (2013). <b>Reflexões acerca das tendências pedagógicas liberais e progressistas e sua fundamentação para o PROEJA</b>. Momento - Diálogos Em Educação, 21(1), 99. Retrieved from https://periodicos.furg.br/momento/article/view/2440

Issue

Section

Artigos