<b>Observatório da vida nas escolas: entre a universidade e a escola</b>

Autores

  • Ana Mouraz Lopes

Palavras-chave:

Observatório educacional, Reflexão epistemológica, Relação universidade- escolas

Resumo

O presente texto pretende constituir-se como a reflexão necessária sobre a actividade de observação que o Observatório da Vida das Escolas (OBVIE) tem procurado dedicar-se neste ano e meio da sua existência. Algumas características fundamentais do OBVIE ditam esta reflexão, a primeira das quais diz respeito ao facto de estar sedeado numa Instituição Universitária e pretender olhar para a vida das Escolas. Como pode a Universidade estabelecer uma conversa contínua com as Escolas que seja uma conversa aberta é o desafio maior deste Observatório. Em particular são analisadas as exigências epistemológicas que Observatórios como o OBVIE colocam aos seus promotores, bem como o modo como a estrutura desenhada, organizacional, de gestão e de disseminação dos resultados, reflectem essas exigências. Empiricamente e até ao presente o Observatório da Vida das Escolas tem uma sustentabilidade limitada, que decorre do nº de escolas protocoladas. Todavia, a significância da análise vai para além do contexto específico que a originou.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Mouraz Lopes

Investigadora Auxiliar do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Downloads

Publicado

2011-09-03

Como Citar

Lopes, A. M. (2011). <b>Observatório da vida nas escolas: entre a universidade e a escola</b>. Momento - Diálogos Em Educação, 19(2), 77–87. Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/1499

Edição

Seção

Artigos