Esquizografias dos afetos: sexualidade entre paisagens

Autores

  • Helane Súzia Silva dos Santos Universidade Federal do Pará
  • Maria dos Remédios de Brito Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Sexualidade, máquina escolar, filosofia da diferença, esquizografias

Resumo

A questão que move a construção deste texto é: os alunos da educação básica vivem uma sexualidade que escapa do padrão ditado pelas Ciências e pelo discurso da máquina escolar? A filosofia da diferença de Deleuze e Guattari é tomada para pensar a sexualidade como produção desejante, que escapa às definições, as regras e normas impostas pela máquina social. No espaço escolar e seus entornos foram construídas esquizografias, blocos de afetos atravessados pela sexualidade e seus encontros – um mapa cartográfico da sexualidade. As Paisagens compõem-se de linhas que se deslocam em diferentes latitudes e longitudes, os alunos inventam seus trajetos traçados por uma sexualidade que potencializa vidas, assim fazem outros movimentos com seus corpos e se mostram como máquinas desejantes neste espaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helane Súzia Silva dos Santos, Universidade Federal do Pará

Possui Graduação em Licenciatura em Biologia pela Universidade Federal do Pará (2002) e Mestrado em Biologia Ambiental pela Universidade Federal do Pará (2005), é aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática na Universidade Federal do Pará. Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará e professora da Secretaria de Estado de Educação do Pará. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecossistemas Costeiros.

Maria dos Remédios de Brito, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Pedagogia e em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Especialização em Educação e Problemas Regionais pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestrado e doutorado em Filosofia da Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Pós-doutora em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente, é professora associada da Universidade Federal do Pará, no Instituto de Educação Matemática e Científica, atuando na graduação e pós-graduação do mesmo Instituto. Editora da Revista Experimentart, ligada ao grupo de estudos Cultura, Subjetividade e Educação, Universidade Federal do Pará. É membro do grupo de estudos em Cultura, Subjetividade e Educação em Ciências, cadastrado no CNPq, coordenadora do grupo de estudos ?Transitar?, da mesma instituição. É autora de vários artigos especializados na área de Filosofia da Educação. Autora do livro Educação pelas linhas da diferença, publicado pela livraria da física/São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia da Diferença e Educação, Subjetividade e Educação, Formação, Transversalidade. Coordenou vários livros com a temática da Educação em conexões com a Filosofia e Filosofia da Educação pela editora da Universidade Federal do Pará (EDUFPA). Foi coordenadora do Curso de Especialização em História e Filosofia da Educação/ Campus de Abaetetuba e colaborou no projeto do Curso de Especialização em Filosofia da Educação/ICED.

Downloads

Publicado

2016-10-24

Como Citar

Silva dos Santos, H. S., & de Brito, M. dos R. (2016). Esquizografias dos afetos: sexualidade entre paisagens. Momento - Diálogos Em Educação, 25(1), 233–256. Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6121

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.