O BULLYING COMO MOTIVAÇÃO PARA DEBATES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.14858

Palavras-chave:

Bullying, Violência Simbólica, Sexualidade

Resumo

O presente artigo é um recorte de uma pesquisa sobre a presença de pessoas LGBTQIA+, em uma escola pública, em um contexto de propagação do pânico moral disseminado pelas ofensivas antigênero. Durante a realização da pesquisa, deparamo-nos com a circulação do termo bullying para nomear as violências vivenciadas por LGBTQIA+. Isso possibilitou articular medidas de combate à homofobia e de proteger suas vítimas frente aos receios estabelecidos. Foram realizadas nove entrevistas em profundidade com professores, coordenadores e gestores. As conclusões apresentadas referendam o uso do bullying como estratégia para o debate nas escolas de temas correlacionados à diversidade sexual, gênero e presença de pessoas LGBTQIA+.

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Biografia do Autor

Thales Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Educação ela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor no Ensino Médio da Rede Estadual de Minas Gerais. E-mail para contato: thales.santos.quatro@gmail.com

Paulo Henrique de Queiroz Nogueira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais Professor Associado da Faculdade de Educação da UFMG e do Mestrado Profissional em Educação/PROMESTRE. E-mail de contato: pauloqn@yahoo.com.br

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Publicado

2024-01-09

Como Citar

do Amaral Santos, T. ., & de Queiroz Nogueira, P. H. (2024). O BULLYING COMO MOTIVAÇÃO PARA DEBATES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA. Momento - Diálogos Em Educação, 32(03), 353–376. https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.14858

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