Prevenção do bullying escolar: tecendo saberes da cultura da paz na perspectiva da complexidade

Autores

  • MICHELLE POPENGA GERAIM MONTEIRO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • ARACI ASINELLI-LUZ UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v28i3.8220

Palavras-chave:

Prevenção. Cultura da Paz. Bullying escolar.

Resumo

Este artigo tem como objetivo entender a relação do bullying escolar e a importância da prevenção como forma de minimização da violência, sob o enfoque da Cultura da Paz na perspectiva da Complexidade. Este estudo é de natureza qualitativa e utilizou-se o método exploratório para a análise e comparação das perspectivas dos autores em relação ao bullying escolar, prevenção, Cultura da Paz e Complexidade, percebendo a relação existente entre as propostas dos autores e a realidade educacional contemporânea. A análise do aporte teórico sugere que projetos e programas de prevenção precisam atuar de forma sistêmica, dada à complexidade do fenômeno, atingindo todos os envolvidos na comunidade escolar, com o intuito de minimizar a violência no ambiente da escola, favorecendo assim o desenvolvimento dos conceitos de paz, respeito e diversidade.

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Biografia do Autor

MICHELLE POPENGA GERAIM MONTEIRO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Doutoranda em Educação - Cognição, aprendizagem e desenvolvimento humano - pela Universidade Federal do Paraná (2018). Mestra em Educação (2017) - Teoria e Prática de Ensino, com ênfase nas perspectivas da violência, bullying e Cultura da Paz pela Universidade Federal do Paraná, sob orientação da Professora Doutora Araci Asinelli da Luz. Especialista em Neuropedagogia pelo Instituto Rhema de Educação (2015) e graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Uninter (2012). Bolsista CAPES. Profissional do magistério - docência I da Prefeitura Municipal de Curitiba. Participação ativa no Grupo de Pesquisa Comunidade de Prática de Pesquisa em Educação Preventiva Integral e Desenvolvimento Humano (UFPR).

ARACI ASINELLI-LUZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Professora associada do setor de Educação (UFPR). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em prevenção do abuso de drogas, gênero e sexualidade, prevenção da violência contra a criança e o adolescente, educação socioambiental, educação em direitos humanos e cultura da paz. É pesquisadora na linha da cognição, aprendizagem e desenvolvimento humano, do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Setor de Educação da UFPR. Participa dos seguintes Núcleos e Grupos de Pesquisa: Educação, Ambiente e Sociedade (NEAS); Diversidades e Educação; Núcleo Interinstitucional de Enfrentamento das Dependências Químicas da UFPR- NIED; Núcleo de Estudos de Pedagogia Social da UFPR - NEPS e Pedagogia, Educação e Complexidade. Representante da UFPR no Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil.

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Publicado

2019-12-18

Como Citar

MONTEIRO, M. P. G., & ASINELLI-LUZ, A. (2019). Prevenção do bullying escolar: tecendo saberes da cultura da paz na perspectiva da complexidade. Momento - Diálogos Em Educação, 28(3), 265–278. https://doi.org/10.14295/momento.v28i3.8220

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

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