A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, PRÁTICA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO CONTINUADA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.13639

Palavras-chave:

Produção do conhecimento, Prática pedagógica. Formação continuada. Educação física.

Resumo

Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado, cujo objetivo consistiu em identificar e analisar a produção do conhecimento, sobre os desafios da prática pedagógica de professores de educação física, que podem se constituir em subsídios para processos de formação continuada. A perspectiva metodológica, é bibliográfica, realizada a partir da busca sistematizada no Banco de dados de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), utilizando os descritores, “prática pedagógica” and “formação continuada” and “educação física” e considerando o espaço temporal entre 2013 e 2017, contemplando o levantamento mais próximo ao início do percurso formativo e da pesquisa realizada durante o mestrado entre os anos 2018 e 2020. Para análise e compreensão acerca da produção do conhecimento utilizamos a análise temática. As pesquisas que compuseram o escopo da análise, indicam a existência de um amplo campo investigativo a partir da cotidiano escolar e da formação continuada dos professores de educação física, interseccionando nexos com a necessidade de repensar e revisitar estes processos. Inferimos, que a produção do conhecimento acerca da prática pedagógica de professores de educação física apresenta-se com um terreno fecundo a ser explorado, sendo necessário ampliar com maior profundidade as interfaces que se apresentam neste contexto. Desta forma, concebe-se que as pesquisas sobre a produção do conhecimento no campo da educação física, não tem contemplado e potencializado os processos de formação continuada a partir da prática pedagógica de professores de educação física.

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Biografia do Autor

Paulo Roberto Dalla Valle, Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina

Mestre em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). 

Ricardo Rezer, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Professor da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPel).

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Publicado

2022-07-28

Como Citar

Dalla Valle, P. R., & Rezer, R. (2022). A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, PRÁTICA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO CONTINUADA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Momento - Diálogos Em Educação, 31(02), 598–623. https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.13639