A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, PRÁTICA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO CONTINUADA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.13639Palavras-chave:
Produção do conhecimento, Prática pedagógica. Formação continuada. Educação física.Resumo
Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado, cujo objetivo consistiu em identificar e analisar a produção do conhecimento, sobre os desafios da prática pedagógica de professores de educação física, que podem se constituir em subsídios para processos de formação continuada. A perspectiva metodológica, é bibliográfica, realizada a partir da busca sistematizada no Banco de dados de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), utilizando os descritores, “prática pedagógica” and “formação continuada” and “educação física” e considerando o espaço temporal entre 2013 e 2017, contemplando o levantamento mais próximo ao início do percurso formativo e da pesquisa realizada durante o mestrado entre os anos 2018 e 2020. Para análise e compreensão acerca da produção do conhecimento utilizamos a análise temática. As pesquisas que compuseram o escopo da análise, indicam a existência de um amplo campo investigativo a partir da cotidiano escolar e da formação continuada dos professores de educação física, interseccionando nexos com a necessidade de repensar e revisitar estes processos. Inferimos, que a produção do conhecimento acerca da prática pedagógica de professores de educação física apresenta-se com um terreno fecundo a ser explorado, sendo necessário ampliar com maior profundidade as interfaces que se apresentam neste contexto. Desta forma, concebe-se que as pesquisas sobre a produção do conhecimento no campo da educação física, não tem contemplado e potencializado os processos de formação continuada a partir da prática pedagógica de professores de educação física.
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