EDUCAÇÃO EM GÊNERO E SEXUALIDADE

a palavra, a escuta e o afeto na formação de professoras e professores

Autores

  • Jacqueline Cavalcanti Chaves Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Nina Queiroz Kertzman Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da UFRJ / Mestranda

Resumo

A educação em gênero e sexualidade na escola é questão controversa que se desenrola em um campo de disputa que tem se acirrado nos últimos anos. A problemática apresenta uma série de dilemas, tal como o modelo de formação de profissionais. O objetivo deste trabalho é examinar a formação inicial e continuada de professoras e professores a partir da revisão da literatura; da apresentação de um projeto de extensão caracterizado como formação continuada em gênero e sexualidade; e, através do método de interpretação de sentidos, da análise dos relatórios elaborados durante o projeto. A análise desenvolvida aponta para a necessidade de propiciar uma formação que não seja apenas instrumental, centrada em conceitos e informações; rompa com tradicionais cisões entre objetividade e subjetividade, razão e emoção; crie espaços de fala e escuta qualificada; promova reflexão crítica a respeito dos saberes, práticas e capacidade de agência das/dos participantes; inclua outras/outros profissionais da escola, além de docentes; discuta temas distintos aos tradicionalmente elencados; e utilize outras metodologias, materiais e linguagens que favoreçam a afetação, o engajamento e o rompimento do já instituído, de padrões automatizados, caracterizados por preconceitos, estereótipos e discriminações.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacqueline Cavalcanti Chaves, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada (1987) e Mestre (1992) em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE/UFRJ). Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NIPIAC/IP/UFRJ).

Nina Queiroz Kertzman , Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da UFRJ / Mestranda

Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019). Mestranda do Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/UFRJ). Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Sexualidade e Gênero da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NESEG/IFCS/UFRJ).

Downloads

Publicado

2021-09-29

Como Citar

Chaves, J. C., & Kertzman , N. Q. . (2021). EDUCAÇÃO EM GÊNERO E SEXUALIDADE: a palavra, a escuta e o afeto na formação de professoras e professores. Momento - Diálogos Em Educação, 30(02), 345–369. Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/13199