“Tomboy”: cinema homossexual e relações de gênero na formação inicial discente

Autores

  • Alessandro Garcia Paulino Universidade Federal de Lavras
  • Cláudia Maria Ribeiro Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

Cinema. Diferenças. Educação. Homossexualidades.

Resumo

O artigo tem como panorama a formação inicial de professores/as nas temáticas das relações de gênero, sexualidades e cinema. Constitui um recorte da pesquisa de mestrado intitulada Cinema, Gênero e Sexualidades na formação inicial de professores e professoras. Para captar os enunciados dos discentes participantes da pesquisa utilizou-se a “Coleta Fílmica” e a metodologia do Grupo Focal (GF) que constitui um instrumento de pesquisa qualitativa. Foi utilizado o filme “Tomboy” (2011) cujas temáticas centrais abordaram as infâncias, as relações de gênero e as sexualidades. Para os/as participantes do Grupo Focal, foram propostas reuniões de modo a realizar discussões levando em consideração seus saberes a respeito destas temáticas e a partir do filme assistido. O material empírico advindo desses procedimentos de pesquisa foi articulado com as teorizações pós-estruturalistas e os estudos foucaultianos, buscando operar com o desafio de realizar este trabalho através dessas perspectivas. Notou-se que os/as discentes participantes anseiam pelas problematizações nas temáticas das relações de gênero e das sexualidades e de que há um chamamento urgente de intervenção por parte da Universidade para ampliar as possibilidades de um contínuo processo de formação. Por fim, o cinema possibilitou ampliar as discussões levando em consideração a educação para as imagens no processo de subjetivação dos/as participantes.

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Biografia do Autor

Alessandro Garcia Paulino, Universidade Federal de Lavras

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras.

Cláudia Maria Ribeiro, Universidade Federal de Lavras

Professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras. Pós-doutoranda na Universidade do Minho – Braga, Portugal. Bolsista CAPES processo BEX 4038-13-4

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Publicado

2014-09-29

Como Citar

Paulino, A. G., & Ribeiro, C. M. (2014). “Tomboy”: cinema homossexual e relações de gênero na formação inicial discente. Momento - Diálogos Em Educação, 23(1), 11–34. Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4684

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