O LUGAR DA LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

um estado do conhecimento das produções entre os anos de 2013 e 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14972

Palavras-chave:

Educação Infantil, Leitura e escrita, Linguagem escrita, Estado do conhecimento

Resumo

Este artigo apresenta um estado do conhecimento (MOROSINI e FERNANDES, 2012) sobre a leitura e a escrita na Educação Infantil, temática que vem sendo cada vez mais discutida entre os pesquisadores e teóricos do campo da educação. O objetivo deste artigo é contribuir para a compreensão do lugar que ocupam a leitura e a escrita na Educação Infantil e, consequentemente, do lugar que ocupam as produções sobre a temática em eventos e revistas científicas. Apresenta-se um levantamento dos trabalhos e artigos publicados nos anais do Congresso de Estudos da Infância (CEI), do Congresso Brasileiro de Alfabetização (CONBALF) e na Revista Zero-a-Seis (UFSC), entre os anos de 2013 e 2022.  Percebe-se, a partir dos dados coletados, que apesar das discussões sobre a leitura e a escrita estarem ganhando cada vez mais força entre os pesquisadores que abordam diferentes concepções de trabalho envolvendo a leitura e a escrita na Educação Infantil, os espaços que abrigam discussões especificamente sobre esta etapa da educação, como é o caso do CEI e da Revista Zero-a-Seis, carecem de pesquisas, trabalhos, artigos e relatos de experiência sobre a temática, principalmente quando comparados aos apresentados no CONBAlf, um evento específico sobre alfabetização, que parece receber e acolher de maneira mais significativa os trabalhos envolvendo a leitura e a escrita voltados para a Educação Infantil.

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Biografia do Autor

Carolina dos Santos Espindola, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento - GEALI e do Laboratório de Alfabetização e Práticas de Incentivo à Leitura - LAPIL. 

Juliane de Oliveira Alves Silveira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Pós-doutoranda na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professora dos Anos Iniciais da Educação Básica na Prefeitura Municipal do Rio Grande. Membro do Grupo de Estudos em Alfabetização e Letramento - GEALI e do Laboratório de Alfabetização Práticas de Incentivo à Leitura - LAPIL. 

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Publicado

2022-11-26

Como Citar

dos Santos Espindola, C. ., & de Oliveira Alves Silveira, J. . (2022). O LUGAR DA LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um estado do conhecimento das produções entre os anos de 2013 e 2022. Momento - Diálogos Em Educação, 31(03), 366–390. https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14972

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