Leitura fruição na Educação Infantil: o papel do professor mediador na formação de leitores

Samuel Mendonça, Hellen Cristina Machado, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha

Resumo


O presente artigo, de natureza bibliográfica, busca compreender as possíveis interferências da prática pedagógica do professor de Educação Infantil, pautadas na perspectiva histórico-cultural de Lev Semenovitch Vigotski. Considerando a grande representatividade que a escrita alfabética tem em nossa sociedade grafocêntrica, procura-se pensar meios em que o professor pode atuar na zona de desenvolvimento proximal de seus alunos. Com isso, almeja-se maturar o conhecimento prévio que os alunos de Educação Infantil têm sobre o livro e a leitura por meio da leitura fruição, aqui entendida com uma prática de leitura desprovida de obtenção de resultados, ou seja, o ler por gosto de ler, para a partir dessa prática cotidiana, os alunos de Educação Infantil se sentirem próximos e interessados pela leitura e procurem a mesma por seus próprios gostos.

Palavras-chave


Educação Infantil; perspectiva histórico-cultural; leitura fruição

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DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v26i1.5558

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MOMENTO - Diálogos em Educação, E-ISSN 2316-3100, Rio Grande/RS, Brasil

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