Leitura fruição na Educação Infantil: o papel do professor mediador na formação de leitores

Autores

  • Samuel Mendonça Pontifícia Universidade Católica de Campinas http://orcid.org/0000-0002-2918-0952
  • Hellen Cristina Machado Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v26i1.5558

Palavras-chave:

Educação Infantil, perspectiva histórico-cultural, leitura fruição

Resumo

O presente artigo, de natureza bibliográfica, busca compreender as possíveis interferências da prática pedagógica do professor de Educação Infantil, pautadas na perspectiva histórico-cultural de Lev Semenovitch Vigotski. Considerando a grande representatividade que a escrita alfabética tem em nossa sociedade grafocêntrica, procura-se pensar meios em que o professor pode atuar na zona de desenvolvimento proximal de seus alunos. Com isso, almeja-se maturar o conhecimento prévio que os alunos de Educação Infantil têm sobre o livro e a leitura por meio da leitura fruição, aqui entendida com uma prática de leitura desprovida de obtenção de resultados, ou seja, o ler por gosto de ler, para a partir dessa prática cotidiana, os alunos de Educação Infantil se sentirem próximos e interessados pela leitura e procurem a mesma por seus próprios gostos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Mendonça, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ), Doutor em Filosofia da Educação (Unicamp, 2009), Bacharel, Licenciado e Mestre em Filosofia pela PUC Campinas, Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Campinas. Orientador de Doutorado, Mestrado e Iniciação Científica. Foi Vice-Coordenador do Forpred (ANPEd) e Avaliador ad hoc do GT 17 - Filosofia da Educação (ANPEd). É participante de diversas sociedades internacionais de filosofia da educação: PES - Philosophy of Education Society, INPE - International Network of Philosophers of Education e ALFE - Asociación Latinoamericana de Filosofía de la Educación

Hellen Cristina Machado, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestranda em Educação e Pedagoga pela PUC Campinas

Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1981), graduação em Licenciatura em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1980), aprimoramento em Psicopedagogia pela USP/Ribeirão Preto (1983), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Em 2015 realiza pós-doutoramento na Universidade de Barcelona, sob orientação do Prof. Dr. Eduardo Marti. Atualmente, é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, orientando dissertações de mestrado. É líder do Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente, em que são desenvolvidos trabalhos na Linha de Pesquisa "Formação de Professores e Práticas Pedagógicas". Realiza pesquisas na área de Psicologia e Educação, principalmente nos seguintes temas, fundamentados na perspectiva da Psicologia Histórico-cultural: desenvolvimento psicológico infantil, funções psicológicas superiores, atividade lúdica, alfabetização e letramento, relacionando-os com práticas pedagógicas e formação de professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (anos iniciais). É assessora científica da FAPESP desde 2007. Em 2015-2016 realizou pós-doutoramento sob supervisão do Prof. Dr. Eduardo Marti, do Departamento de Psicologia Evolutiva y de la Educación da Universidad de Barcelona.

Referências

ASBAHR, F. da S. F. Sentido pessoal, significado social e atividade de estudo: uma revisão teórica. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2014, vol.18, n.2, p. 265-272. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pee/v18n2/1413-8557-pee-18-02-0265.pdf> Acesso em: 11 nov. 2014.

BELMIRO, C. A. Entre modos de ver e modos de ler, o dizer. Educ. rev. [online]. 2012, vol.28, n.4, p. 105-131. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v28n4/05.pdf> Acesso em: 08 nov. 2014.

BOLOGNESI, P. M. S. Rodas de leitura na escola: do envolvimento dos alunos aos processos de reflexão. 2012. 156 fl. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05062012-115930/> Acesso em: 19 abr. 2015.

BRASIL. Constituição 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1998.

COLAÇO, V. de F. R. et al. Estratégias de mediação em situação de interação entre crianças em sala de aula. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2007, vol.12, n.1, p. 47-56. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/epsic/v12n1/a06v12n1.pdf> Acesso em: 08 nov. 2014.

CORDÃO, T. S. R.; AZEVEDO, H. H. O. (orientadora). Necessidades formativas de professores de crianças de zero a três anos de idade. 2013. 202 fl. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências Aplicadas, Pós-Graduação em Educação.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda; ANJOS, Margarida dos; FERREIRA, Marina Baird. Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa / Aurélio Buarque de Holanda Ferreira; coordenação e edição Margarida dos Anjos, Marina Baird Ferreira. 3.ed. Rio de Janeiro, RJ: Nova Fronteira, 2001.

GERALDI, J. W. Prática da leitura na escola. In: GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula. 4.ed. São Paulo: Ática, 2006.

GOMES, C. A. V. O lugar do afetivo no desenvolvimento da criança: implicações educacionais. Psicol. estud. [online]. 2013, vol.18, n.3, p. 509-518. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pe/v18n3/v18n3a11.pdf> Acesso em 11 nov. 2014.

MACHADO, L. V.; FACCI, M. G. D.; BARROCO, S. M. S. Teoria das emoções em Vigotski. Psicol. estud. [online]. 2011, vol.16, n.4, p. 647-657. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pe/v16n4/a15v16n4.pdf> Acesso em: 11 nov. 2014.

MARTINS, L. M.; EIDT, N. M. Trabalho e atividade: categorias de análise na psicologia histórico-cultural do desenvolvimento. Psicol. estud. [online]. 2010, vol.15, n.4, p. 675-683. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pe/v15n4/v15n4a02.pdf> Acesso em: 11 nov. 2014.

RAMOS, F. B.; NUNES, M. F. Efeitos da ilustração do livro de literatura infantil no processo de leitura. Educ. rev. [online]. 2013, n.48, p. 251-263. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/n48/n48a15.pdf> Acesso em: 08 nov. 2014.

REGO, C. T. Vigotsky: Uma perspectiva histórico-cultural da educação. 25 ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes Ltda, 2014.

SILVA, S. M. C. da; ALMEIDA, C. M. de C.; FERREIRA, S. Apropriação cultural e mediação pedagógica: contribuições de Vigotski na discussão do tema. Psicol. estud. [online]. 2011, vol.16, n.2, p. 219-228. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pe/v16n2/a05v16n2.pdf> Acesso em: 14 nov. 2014.

SMOLKA, A. L. Apresentação e comentários. VIGOTSKI, L. S. (Lev Semenovich). Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico: livro para professores / Lev Semionovich Vigotski; apresentação e comentários Ana Luiza Smolka; tradução Zoia Prestes – São Paulo: Ática, 2009.

VIGOTSKI, L. S. (Lev Semenovich); COLE, Michael (Orgs.). A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7.ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2007. 182 p.

VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico: livro para professores / Lev Semionovich Vigotski; apresentação e comentários Ana Luiza Smolka; tradução Zoia Prestes – São Paulo: Ática, 2009.

________. Pensamento e linguagem. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1993. Xviii, 135 p.

ZANOLLA, S. R. S. O conceito de mediação em Vigotski e Adorno. Psicol. Soc., Abr 2012, vol.24, no.1, p.5-14. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/psoc/v24n1/02.pdf> Acesso em: 08 nov. 2014.

Downloads

Publicado

2017-07-15

Como Citar

Mendonça, S., Machado, H. C., & Rocha, M. S. P. de M. L. da. (2017). Leitura fruição na Educação Infantil: o papel do professor mediador na formação de leitores. Momento - Diálogos Em Educação, 26(1), 74–95. https://doi.org/10.14295/momento.v26i1.5558

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.