A METODOLOGIA DE AUTOCONFRONTAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES NA AULA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14020Palavras-chave:
Autoconfrontação. Professores de língua portuguesa. Produção de conhecimento na docência.Resumo
Neste artigo, objetivo demonstrar como a metodologia de Autoconfrontação se constitui no contexto do trabalho docente, valendo-me, para isso, tanto de dados construídos com uma professora em atuação, quanto com professores em formação no âmbito de suas próprias pesquisas. Traçarei, também, alguns questionamentos evidenciados nas minhas investigações sobre como a Autoconfrontação pode/deve ser problematizada para atender ao campo profissional da docência, e sua limitação no que diz respeito ao entendimento da aula. Uma vez comprometida com esses aspectos, compreendo a metodologia em questão como capaz de produzir conhecimento sobre o trabalho do professor, servindo, por isso, como instrumento de apoio à formação docente, ainda que necessite de ajustes e de outros acabamentos. Apoio-me, teoricamente, na perspectiva de Clot e também na compreensão bakhtiniana de linguagem.
Downloads
Referências
AMIGUES, R. Trabalho do professor e trabalho de ensino. In. MACHADO, Anna R. (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: EDUEL, 2004. p. 35-54.
BRASILEIRO, A. M. M. A autoconfrontação simples aplicada à formação de docentes em situação de trabalho. Scripta, Belo Horizonte, v. 15, n. 28, p. 205-224, 1. sem. 2011.
CLOT, Y. A função psicológica do trabalho. Petrópolis: Vozes, 2006.
CLOT, Y. Trabalho e poder de agir. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.
FILLIETTAZ, L. As contribuições de uma abordagem praxeológica do discurso para a análise do trabalho do professor: o enquadramento das atividades em aula. In: MACHADO, A. R. O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: EDUEL, 2004. p. 199-237.
FONSECA, J. Z. B. F. A aula de língua portuguesa – representações e identidades no agir docente. 2015. 184 f. Tese (Doutorado). Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação em Letras, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.
KLEIMAN, A. B.; VIANNA, C.; GRANDE, P. “Sem querer ir contra pessoas tão ilustres...”: construção e negociação identitárias do professor entre discursos de (des) legitimação. Scripta, Belo Horizonte, v. 17, n. 32, p. 173-194, 1. Sem. 2013.
LOUSADA, E. Os pequenos grandes impedimentos da ação do professor: entre tentativas e decepções. In: MACHADO, A. R. O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: EDUEL, 2004. p. 271-297.
LOUSADA, E. A emergência da voz do métier em textos sobre o trabalho do professor. In: MACHADO, A. R.; LOUSADA, E. G.; FERREIRA, A. D. (Orgs.). O professor e seu trabalho: a linguagem revelando práticas docentes. São Paulo: Mercado de Letras, 2011.
SAUJAT, F. O trabalho do professor nas pesquisas em educação: um panorama. In: MACHADO, A. R. (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: EDUEL, 2004.
RODRIGUES, D. L. D. I. A autoconfrontação simples e a instrução ao sósia: entre diferenças e semelhanças. 2010. 165f. Tese (Doutorado). – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Letras, São Paulo, 2010.
SANTOS, A. J. Eu caçador de mim professor: uma construção identitária pelas veredas da Autoetnografia. 2017. 60f. Monografia (Graduação). – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Curso de Letras, Aquidauana, 2017.
SOUZA, V. de A. A aula e o agir do professor de Português em formação. 2017. 47f. Monografia (Graduação). – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Curso de Letras, Aquidauana, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Momento - Diálogos em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.