A METODOLOGIA DE AUTOCONFRONTAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES NA AULA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14020

Palavras-chave:

Autoconfrontação. Professores de língua portuguesa. Produção de conhecimento na docência.

Resumo

Neste artigo, objetivo demonstrar como a metodologia de Autoconfrontação se constitui no contexto do trabalho docente, valendo-me, para isso, tanto de dados construídos com uma professora em atuação, quanto com professores em formação no âmbito de suas próprias pesquisas. Traçarei, também, alguns questionamentos evidenciados nas minhas investigações sobre como a Autoconfrontação pode/deve ser problematizada para atender ao campo profissional da docência, e sua limitação no que diz respeito ao entendimento da aula. Uma vez comprometida com esses aspectos, compreendo a metodologia em questão como capaz de produzir conhecimento sobre o trabalho do professor, servindo, por isso, como instrumento de apoio à formação docente, ainda que necessite de ajustes e de outros acabamentos. Apoio-me, teoricamente, na perspectiva de Clot e também na compreensão bakhtiniana de linguagem.

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Biografia do Autor

Janaína Zaidan Bicalho Fonseca, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Doutora em Letras – Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Graduada em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professora adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). 

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Publicado

2022-11-26

Como Citar

Zaidan Bicalho Fonseca, J. (2022). A METODOLOGIA DE AUTOCONFRONTAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES NA AULA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA. Momento - Diálogos Em Educação, 31(03), 107–125. https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14020

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