BRANQUITUDE E PRIVILÉGIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.13993

Palavras-chave:

Educação Escolar. Identidade. Branquitude. Privilégios.

Resumo

A presente investigação surgiu a partir da inquietação provocada pela disciplina Educação Escolar e Diversidade, ofertada pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM), após discutirmos sobre o tema da redação do vestibular da UEM, realizado no ano de 2021, com o título: “O racismo em questão no Brasil: privilégios brancos em discussões atuais”. Assim, esta análise pretende discutir o conceito de branquitude e os tipos de privilégios que é possível obter em razão disso. Para alçar o objetivo proposto, nos utilizamos da pesquisa bibliográfica. Verificamos a complexidade do conceito de branquitude e o quanto é possível adquirir privilégios por esse motivo. Também evidenciamos a relevância da disciplina cursada por promover debate acerca de uma educação inclusiva, que respeita e valoriza a diversidade.

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Biografia do Autor

Janete Santos da Silva Monteiro de Camargo, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestranda do PPE, Programa de Pós-graduação em Educação, da UEM (Universidade Estadual de Maringá-Integrante dos Grupos de pesquisa; GPEMEC, Grupo de Pesquisa em Educação, Mídia e Estudos Culturais e ARTEI-Grupo de Pesquisa em Arte, educação e Imagens, ambos pela UEM/Maringá, Paraná. 

Eliane Rose Maio, Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Psicologia (UEM); Mestrado em Psicologia (UNESP/Assis); Doutorado e Pós-doutorado em Educação Escolar (UNESP/Araraquara). Professora do programa de Pós-graduação em Educação (PPE), da UEM. Líder do Grupo de Pesquisa: NUDISEX - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual. 

Teresa Kazuko Teruya, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Silva. Pós-doutora pela UnB (Universidade de Brasília). Professora aposentada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Voluntária do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e doutorado) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Mídia e Estudos Culturais (GPEMEC/UEM).

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Publicado

2022-11-26

Como Citar

Santos da Silva Monteiro de Camargo, J., Rose Maio, E. ., & Kazuko Teruya, T. . (2022). BRANQUITUDE E PRIVILÉGIOS. Momento - Diálogos Em Educação, 31(03), 237–254. https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.13993

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