MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO

um diálogo para pesquisa sobre a qualidade de vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14100

Palavras-chave:

materialismo histórico-dialético, método de pesquisa, qualidade de vida

Resumo

Este texto apresenta um diálogo possível entre o método do Materialismo Histórico-Dialético (MHD) com o fenômeno da qualidade de vida. Analisar o mundo sob a ótica do MHD seria o mesmo que entender seus fenômenos a partir de um determinismo econômico que está sempre em um plano nuclear. Desse contexto todo o resto se derivaria. Assim, o materialismo acaba por dividir os homens em classes antagônicas, a de quem tem propriedade sobre os meios de produção e a de quem só possui a sua força de trabalho para sobreviver. Essa filosofia se prestaria então para a compreensão das construções teóricas que envolvem as pesquisas com o tema da qualidade de vida. Nesse sentido, propõe-se a reflexão de que este método, em prática, assegura a possibilidade de interpretar estes fenômenos na perspectiva do profissional da Educação Superior. O texto propõe esse diálogo como possível e necessário.

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Biografia do Autor

Welton Cardoso Júnior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Advogado e Médico. Pós-graduado em Neurologia pela Santa Casa de Belo Horizonte-MG e em Docência do Ensino Superior pela Universidade Norte do Paraná. Mestrando em Educação pela Universidade Estadual da Bahia- UESB- PPGEd. Diretor Clínico do Instituto de Neurologia e Radiodiagnóstico de Guanambi - Bahia. 

Claudio Pinto Nunes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Professor Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Líder do Grupo de Pesquisa em Didática, Formação e Trabalho Docente (DIFORT). Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq. 

Berta Leni Costa Cardoso, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade do Sudoeste da Bahia – PPGED/UESB. Doutora em Educação Física pela UCB. Pós-doutora em Educação pela UESB. Líder da NEPEAF e Membro do DIFORT. 

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Publicado

2022-11-26

Como Citar

Cardoso Júnior, W., Pinto Nunes, C., & Costa Cardoso, B. L. . (2022). MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO: um diálogo para pesquisa sobre a qualidade de vida. Momento - Diálogos Em Educação, 31(03), 179–200. https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14100

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