A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA NO BRASIL

proposições fundamentadas na pedagogia histórico-crítica

Autores

  • Leandro Jorge Coelho UFG
  • Thalita Quatrocchio Liporini Universidade de Brasília (UnB)
  • Daiany Pressato Faculdade de Ciências, Unesp de Bauru

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v30i01.13166

Resumo

A pandemia da Covid-19 é uma consequência material da relação estabelecida entre a humanidade e a natureza. Levando em consideração que o entendimento das Ciências da Natureza pela população em geral ainda é alicerçado, principalmente, por ideias imediatistas, essa compreensão é feita de forma superficial e fragilizada. O utilitarismo não oportuniza aos sujeitos a apreensão da realidade em suas contradições e determinantes essenciais, que ficam subjugadas ao pragmatismo da vida cotidiana, escondendo estruturas sociais baseadas na exploração e opressão, que fundamentam as contradições entre o desenvolvimento econômico e o bem estar social. Neste sentido, o artigo tem como objetivo refletir sobre a importância do Ensino de Ciências em tempos de pandemia a partir dos fundamentos da pedagogia histórico-crítica. Para tanto, são discutidas concepções utilitaristas, pragmáticas e cotidianas acerca do conhecimento científico presentes em documentos curriculares e pesquisas no Ensino de Ciências, a fim de superar a visão imediatista. A discussão se torna importante para refletir sobre as finalidades do Ensino de Ciências dentro das crises enfrentadas na atualidade, que não apresentam resolução individual e instantânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Jorge Coelho, UFG

Possui graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Botucatu, mestrado e doutorado em Educação para a Ciência pela UNESP - Bauru. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Educação em Ciências da Universidade Federal de Goiás (UFG). Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos temas: ensino de Ciências, ensino de Biologia, psicologia histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica, formação de professores, educação em sexualidade e gênero. 

Thalita Quatrocchio Liporini, Universidade de Brasília (UnB)

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- UNESP - Bauru (2009). Mestre (2016) e Doutora (2020) em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", ambos pela UNESP - Bauru. Membro do Grupo de Pesquisa "Formação e Ação de Professores de Ciências e de Educadores Ambientais" (UNESP - Bauru). Foi professora de Ciências e Biologia para a educação básica, atuando no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, respectivamente. Lecionou nos cursos de Pedagogia da Terra (UFSCar), Licenciaturas em Ciências Biológicas e Química (UNESP - campus de Botucatu e Araraquara, respectivamente). Atualmente, é professora na Universidade de Brasília (UnB), lotada junto ao Núcleo de Educação Científica (NECBio), no Instituto de Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Educação e Ensino de Ciências e Biologia, desenvolvendo estudos e pesquisas relacionados aos seguintes temas: currículo de Ciências e Biologia; formação de professores de Ciências e Biologia; ensino de conhecimentos biológicos; pedagogia histórico-crítica e materialismo histórico-dialético.

Daiany Pressato, Faculdade de Ciências, Unesp de Bauru

Possui graduação em Ciências Biológicas (licenciatura) pelo Instituto de Biociências da Unesp, campus de Botucatu. Possui mestrado pelo programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências - Unesp, campus de Bauru. Atualmente, é doutoranda no referido programa e cursa Pedagogia na mesma instituição. Participa do grupo de pesquisa "Formação e Ação de Professores de Ciências e de Educadores Ambientais".

Downloads

Publicado

2021-08-05

Como Citar

Jorge Coelho, L., Quatrocchio Liporini, T., & Pressato, D. . (2021). A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA NO BRASIL: proposições fundamentadas na pedagogia histórico-crítica. Momento - Diálogos Em Educação, 30(01). https://doi.org/10.14295/momento.v30i01.13166