O programa institucional de bolsas de iniciação à docência - pibid e a valorização da formação docente na UFRN/campus central

Erivania Melo de Morais, Elda Silva do Nascimento Melo

Resumo


O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência – PIBID, foi instituido com a finalidade de fomentar a Iniciação a Docência dos licenciados das Instituições Federais de Educação Superior, permitindo a esses, uma inserção na prática educativa de modo crítico-reflexivo. Neste sentido, propomos neste artigo, apresentar o PIBID/UFRN de forma sistemática e refletir acerca de sua contribuição para a valorização da formação docente. Para realizarmos esse exercício de reflexividade, nos reportamos a uma investigação de cunho bibliográfico e documental, que contemplou desde a legislação do PIBID e PIBID/UFRN, nos permitindo dessa forma uma aproximação das suas perspectivas de ação, e também a autores como Boventura Santos (2005); Novoa (2009), Morin (2004) Candau (2013), que nos deram um respaldo teórico para pensar a relevância do PIBID/UFRN na valorização dos licenciandos. Deste modo, podemos apontar brevemente a relevência do programa por possibilitar aos licenciandos a inserção na docência de forma crítica-reflexiva, através de uma tateamento da prática, além da pertinência da formação que é realizada dentro da profissão, aproximando os licenciandos das realidades diversas do contexto da escola publica, ampliando seus pontos de vista e conscientizando-os para a busca de uma educação democrática e de qualidade.

Palavras-chave


PIBID. PIBID/UFRN. Valorização docente. Formação Docente.

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DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8051

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MOMENTO - Diálogos em Educação, E-ISSN 2316-3100, Rio Grande/RS, Brasil

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