A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE SOB NOVO PARADIGMA FORMATIVO NOS PROGRAMAS ESTADUAIS DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

formação continuada., Terceiro Setor, educação pública

Resumo

Esse artigo busca identificar e caracterizar a atuação dos Aparelhos Privados de Hegemonia (APH) na rede estadual de Goiás, enfatizando o Programa de Alfabetização AlfaMais Goiás, tendo como foco, o impacto sobre a formação continuada de professores. O novo paradigma formativo se refere às mudanças nas práticas de formação profissional que resultam dessas dinâmicas. Com caráter qualitativo e utilizando a pesquisa documental sob a perspectiva do materialismo histórico e dialético, a pesquisa segue uma metodologia que inclui a análise do Programa Estadual AlfaMais Goiás no contexto do Acordo de Cooperação com o Aparelho Privado de Hegemonia, Associação Bem Comum (ABC) e seus parceiros institucionais. A presença desses APH nas redes públicas estaduais via Regime de Colaboração é justificada pela busca de melhorias na qualidade do ensino, com eficiência gerencialista e garantia da alfabetização de todos os estudantes até o 2º Ano do Ensino Fundamental. Os resultados mostram que o APH, Associação Bem Comum (ABC), têm desempenhado um papel hegemônico na definição das políticas de alfabetização não só no estado de Goiás, mas em todo o país.  A pesquisa revela que a privatização da educação tem avançado para a educação básica, impactando significativamente a trajetória profissional docente. Os princípios empresariais têm sido adaptados para gerenciar redes de ensino e influenciar os processos formativos, levando a um novo paradigma, que privilegia formações de curto prazo, voltadas para a execução do Programa em si numa valorização ligada a meritocracia e não da relação formação para o trabalho docente.

Downloads

Biografia do Autor

Danyela Medeiros, Universidade de Brasília

Mestra em Educação pela Universidade de Brasília. Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Shirleide Pereira da Silva Cruz, Universidade de Brasília

Doutora em Educação, Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília no
Departamento de Políticas e Gestão da educação-PGE/UnB.Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre formação e atuação de professores/pedagogos-GEPFAPe-UnB e do Centro de Estudos em Educação e Linguagem-UFPE.

Referências

ABRUCIO, Fernando Luiz; RAMOS, Mozart Neves (Org.). Regime de colaboração e associativismo territorial: arranjos de desenvolvimento da educação. São Paulo: Fundação Santillana / Editora Moderna, 2012.

ASSOCIAÇÃO BEM COMUM. Apresentação. 2024. Disponível em: https://www.associacaobemcomum.org. Acesso em: 20 out. 2024.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília (DF), 1988.

CURADO SILVA, Kátia Augusta Pinheiro Cordeiro. Epistemologia da Práxis na Formação de Professores: Perspectiva Crítico-emancipadora. Campinas: Editora Mercado das Letras, 2019.

Goiás, Secretaria de Educação. Guia de Orientações do(a) professor(a), do Leitura, Escrita e Interpretação na Alfabetização (LEIA).Seduc, AlfaMais, Undime. Goiânia, 2024.

GOIÁS. Lei nº 21.073, de 9 de agosto de 2021. Cria o incentivo à alfabetização, destinado a premiar as escolas públicas da rede estadual e municipal de ensino, Goiânia: Governo do Estado de Goiás, 2021.

GOIÁS.Termo Aditivo ao Acordo de Cooperação n° 101/2021. Celebrado entre o Estado de Goiás por meio da Secretaria de Estado da Educação e o Instituto Lemann, Instituto Natura e Associação Bem Comum. Goiânia: Governo do Estado de Goiás, 2021.

HYPOLITO, Álvaro Moreira; DOS SANTOS VIEIRA, Jarbas; LEITE, Maria Cecília Lorea. Currículo, gestão e trabalho docente. Revista e-curriculum, v. 8, n. 2, 2012.

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS. Guia de Orientações do(a) Professor(a) do Leitura, Escrita e Interpretação na Alfabetização (LEIA), do primeiro ano do Ensino Fundamental. Goiânia: Secretaria Estadual de Educação de Goiás, 2023.

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS. Projeto de curso do programa AlfaMais Goiás: Alfabetização como direito das crianças goianas. Goiânia: Secretaria Estadual de Educação de Goiás, 2023.

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS. Template SAEGO e Fluência. Goiânia: Secretaria Estadual de Educação de Goiás, 2023.

SILVA, Fabrícia Estevão da. Adoção de sistema privado de ensino por escolas da rede pública do Distrito Federal. 2021

Downloads

Publicado

2025-03-25

Como Citar

Medeiros, D., & Pereira da Silva Cruz, S. (2025). A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE SOB NOVO PARADIGMA FORMATIVO NOS PROGRAMAS ESTADUAIS DE ALFABETIZAÇÃO. Momento - Diálogos Em Educação, 34(1). Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/18268