Diretrizes Curriculares Nacionais para formação docente: em foco as alterações de 2015

Autores

  • Christina Vargas Miranda Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Urutaí
  • Hélder Eterno da Silveira Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8102

Palavras-chave:

diretrizes curriculares, formação docente, reformulação.

Resumo

A presente pesquisa analisa os avanços, divergências ou convergências ocorridas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para formação de professores a partir das Resoluções de 2002 e 2015 do Conselho Nacional de Educação. Evidenciamos por meio da análise dos documentos que estes mais convergem em relação às orientações para formação docente do que divergem e que, as atuais diretrizes transcende a de 2002, sendo mais minuciosa em suas informações. No tocante à formação pedagógica para graduados não licenciados, a Resolução de 2015 diverge da Resolução de 2002 ao propiciar a atuação de bacharéis e tecnólogos como docentes da Educação Básica, contrariando assim os pressupostos defendidos pelos cursos de licenciatura. Destacamos que, essas alterações somente se concretizarão mediante mudanças nas políticas públicas voltadas à educação que priorizem a profissionalização docente.

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Biografia do Autor

Christina Vargas Miranda Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Urutaí

Doutoranda em Educação em Química pela Universidade Federal de Uberlândia; Professora do IFGoiano/Campus Urutaí -departamento de Química; Coordenadora de Área do Pibid Química/Campus Urutaí; Integrante do Prodocência/IFGoiano.

Hélder Eterno da Silveira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação pela UNICAMP; Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia/UFU; Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFU (gestão 2017-2020); Coordenador-Geral de Programas de Valorização do Magistério da CAPES; Coordenador Institucional do Pibid/UFU e Prodocência/UFU.

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Publicado

2018-08-17

Como Citar

Carvalho, C. V. M., & Silveira, H. E. da. (2018). Diretrizes Curriculares Nacionais para formação docente: em foco as alterações de 2015. Momento - Diálogos Em Educação, 27(2), 141–156. https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8102

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